ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Transpetro inaugura horta comunitária em parceria com Diadema

Cerimônia de entrega da horta à comunidade contou com a presença de autoridades e atividades recreativas para a comunidade (Foto: Divulgação)

A Transpetro pretende investir cerca de R$ 500 mil até o fim do ano em hortas comunitárias criadas em parceria com Diadema. O anúncio foi feito sábado (17/6) durante a inauguração da Horta Comunitária Inclusiva do Parque Reid, a primeira da cidade a receber pessoas com deficiência. O espaço é formado por 83 canteiros, sendo três suspensos, adaptados para PCDs, e serão cuidados por 43 plantadores da cidade, integrantes do Programa Agricultura Urbana, do município.

Na inauguração, o presidente da companhia, Sérgio Bacci, frisou o orgulho em desenvolver projetos como esse porque acredita que todas as empresas devem investir em responsabilidade social, em especial aquelas que têm como maior acionista o governo federal. “As estatais são fundamentais para o progresso do País. Têm instrumentos para induzir o crescimento econômico sustentável e solidário, o que mitiga os efeitos da desigualdade social que muito nos assola. Essa horta vai ajudar as pessoas a terem alimento de qualidade na mesa, vai apoiar a renda dos agricultores urbanos inscritos e pode ser usada em ações educacionais na escola, entre outros benefícios resultantes da união de esforços entre a Transpetro, o município e o governo federal”, disse.

Newsletter RD

A cerimônia de entrega da horta à comunidade contou com atividades recreativas para a comunidade, com distribuição de lanches, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce para as crianças, e a apresentação de um trio de artistas da Casa da Música de Diadema. O evento reuniu cerca de 600 pessoas.

Parceria

Para implantar a horta inclusiva de Diadema, foram retirados 70 caminhões de entulho do local. A Transpetro realizou melhorias no terreno, construiu canteiros adaptados, fez a edificação de muros e a implantação de alambrados, portões e passeio de concreto que dão acesso à horta. A companhia também implantou sistema que evita erosão na área, fez o plantio de grama e contribuiu com as tintas que foram utilizadas na grafitagem feita por artistas da cidade.

Diadema aplicou mais de R$ 45 mil, na construção dos canteiros, grafitagem em muros, colocação de guias e sarjetas na rua que dá acesso à horta e obras complementares no sistema de drenagem.

Programa

O Programa Agricultura Urbana foi implantado em Diadema no ano de 2004 e atualmente funcionam na cidade 71 hortas coletivas, em quatro diferentes tipos de modalidades: comunitárias, educacionais, institucionais e ocupacionais. Das 33 hortas comunitárias em funcionamento no município, 14 são em áreas pertencentes à Transpetro. Em todas, Diadema entrega os canteiros prontos e primeiro plantio e os participantes dão continuidade ao cultivo. Cabe ao município, ainda, dar a assistência necessária – formação e esclarecimento de técnicas de plantio.

As hortas comunitárias contam com 403 agricultores urbanos, que cuidam de cerca de 1.280 canteiros, onde são cultivados hortaliças, temperos, chás, folhagens ornamentais e legumes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes