ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Alemanha elogia acordo da UE sobre aumento de meta de energia renovável para 2030

O ministro da economia da Alemanha, Robert Habeck, elogiou nesta sexta-feira, 16, o acordo entre países da União Europeia para aumentar em mais de um terço a meta de energia renovável do bloco para 2030. “As novas regras europeias desencadearão um boom de investimentos em energias renováveis e este é um passo juridicamente importante”, disse o ministro da Economia, Robert Habeck.

Representantes dos 27 estados membros aprovaram um pacote elevando a meta atual de 32% para 45% até 2030. Cerca de 22% do consumo total de energia da UE veio de fontes renováveis em 2021, o que significa que a nova meta dobrará o valor em menos de uma década.

Newsletter RD

A guerra da Rússia na Ucrânia acelerou a transição verde da UE. O bloco reduziu sua dependência dos combustíveis fósseis russos e aumentou seu uso de energia renovável no ano passado e segue evoluindo em energia alternativa. Sob as novas regras, os países que não adicionarem suficiente energia solar, eólica e outras formas de energia renovável a cada ano podem ser multados. Os setores de energia, habitação, indústria e transporte terão metas específicas para o uso de energia renovável.

O acordo foi mantido pela França e vários países do leste europeu exigindo que o hidrogênio produzido com energia nuclear fosse contabilizado nas metas de energia renovável. O governo alemão, que se opôs a isso, disse que agora não será o caso, embora haja “um pouco mais de flexibilidade” nas metas de hidrogênio para países que cumpram suas metas de energia renovável.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes