ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Marcos do Val mantém festa de aniversário um dia após ser alvo de operação da PF

Um dia depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal que vasculhou seu gabinete, derrubou suas redes sociais e apreendeu seu telefone celular, o senador capixaba Marcos do Val (Podemos-ES) manteve a festa de aniversário marcada para esta sexta-feira, 16, em Vitória. O evento terá o lançamento de um livro sobre os seus quatro primeiros anos de mandato e um pronunciamento sobre a operação, sem perguntas da imprensa e sem transmissão ao vivo.

O parlamentar é investigado pelo Supremo por causa de declarações feita em fevereiro deste ano sobre uma suposta trama golpista da qual teria feito parte. Ele disse à imprensa que foi chamado para participar de uma reunião com Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira, no intuito de planejar atos antidemocráticos, e que o ministro do Supremo Tribunal federal (STF) Alexandre de Moraes teria o aconselhado a ir para coletar informações.

Newsletter RD

O convite da festa de aniversário de Marcos do Val, que contém o timbre do Senado Federal, diz que o evento terá o “lançamento do livro que registra a sua trajetória e os quatro primeiros anos de mandato” na Casa.

Na noite de quinta, o senador fez seu primeiro pronunciamento à imprensa. Em entrevista à GloboNews, ele disse que a operação feita em seu gabinete e em dois endereços seus no Espírito Santo é uma tentativa de intimidação. Do Val desafiou Moraes, falando que ele deveria ser investigado, e admitiu ter mentido. Ele disse que a versão verdadeira sobre os fatos foi relatada à Polícia Federal. “O que foi dito para a imprensa não era nada oficial. Eu usei a estratégia da persuasão”, disse o senador.

A reportagem questionou a assessoria do senador a respeito do evento desta sexta, mas ele respondeu que não comentará o caso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes