A advogada Tânia Aparecida Mendes, conhecida como Drª Tânia Juliano (PSDB) é a mais nova vereadora de Santo André, assumiu no dia 9 de outubro. Em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (15/05), a tucana apontou suas principais bandeiras de mandato: a saúde masculina e o melhor atendimento para a mulher vítima de violência doméstica.
No caso da saúde dos homens, a maior preocupação da parlamentar é a necessidade de uma maior conscientização sobre o câncer de próstata e a possibilidade de investimentos em equipamentos específicos para que a população masculina supere o preconceito e possa realizar os exames necessários.
“A gente só tem novembro para fazer isso (uma campanha), então a gente tem que fazer campanhas públicas de conscientização e explicar que não é um bicho de sete cabeças estes exames, até porque hoje temos o exame de sangue que dá para fazer para prevenção e os exames mais específicos em outros casos. Tem que conscientizar o homem, por isso é muito importante”, explicou.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A estimativa de novos casos por ano está em 71.730. Em 2020, 15.841 homens perderam a vida pela doença, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer.
Mulheres
Sobre as mulheres, Tânia dividiu sua fala em duas partes. A primeira preocupação está sobre as vítimas de violência doméstica e o atendimento que é realizado pela Defensoria Pública. Apesar de elogiar o atual trabalho realizado, a vereadora considera que o mesmo deveria ser ampliado.
“Podemos colocar aqui mais um equipamento para atender essa pessoa juridicamente falando. Um advogado dando orientação, não precisa para fazer o processo, nada disso, mas para orientar como agir, como fazer. Têm muitas mulheres que ficam horas e horas na fila da Defensoria e acabam desistindo”, disse a parlamentar que reforça o grupo que considera essencial que as Delegacias de Defesa da Mulher funcionem 24 horas por dia.
Outro ponto é sobre a participação na política. Para a vereadora que atuou por duas décadas como assessora do ex-vereador Sargento Juliano, é necessária uma maior participação da mulher na política. Inclusive considera que metade das vagas de um Parlamento, por exemplo, deveriam ser destinadas para as mulheres.
Além disso, considera que caso houvesse mais mulheres na política, muitos assuntos poderiam ser tratados com mais cuidado e haveria uma melhora significativa na forma de pensar os projetos nos mais diversos lugares. Atualmente na Câmara de Santo André, Tânia é a segunda mulher no cargo de vereadora. Drª Ana Veterinária (União Brasil) está desde o início da legislatura.