
O tráfego de veículos pesados na rua Jacuí, no Jardim São Judas, em Diadema, tem causado rachaduras nas residências, além de preocupação para quem mora na região, em razão da falta de sinalização para a entrada e saída de veículos.
Cosmo Maciel da Silva, de 55 anos, líder comunitário do bairro, diz que os caminhões passam pela rua e causam tremor nas casas. “Já perdi o sono várias vezes ao longo da madrugada por causa disso, as 4h, 5h, 6h da manhã já começa o tremor”, conta.
Em razão da presença de caminhões, o reclamante diz que o trânsito na rua também foi piorado. “O fluxo de carros, caminhões e outros veículos grandes aumentou e muito por aqui, o que tem preocupado quem mora na região”, frisa.
A faixa de pedestre da rua, por exemplo, está apagada. “E isso faz com que ninguém respeite os pedestres que precisam atravessar a rua”, comenta. Carros abandonados na faixa amarela e estacionamentos irregulares também são cenários constantes na rua Jacuí. O reclamante acrescenta, ainda, que as crianças do bairro correm perigo na rua. “Sem espaço para brincar, as crianças acabam ficando pela rua, andando de bicicleta, etc. É um perigo”.
Uma solução apontada pelo morador seria modificar o sentido do tráfego de veículos. “Deveriam mudar o tráfego para a avenida Paranapanema. Depois da meia noite, por exemplo, essa via é vazia, mas os veículos insistem em passar somente na rua do nosso bairro”, relata.
Isabel Moraes Lopes, 62, que atua como cuidadora de idosos, relata que já passou por diversos sufocos por causa dos veículos que passam pelo endereço, e inclusive pensa em sair da região por causa disso. “Estou pensando seriamente em alugar a minha casa e ir para outro lugar. A rua está um terror, é carreta de caminhão que sobe e desce, e os dois não conseguem ficar no mesmo lugar, porque não cabe. A minha casa está rachando, sinto a casa tremer há quase 6 anos”, desabafa.
Em nota, a Prefeitura de Diadema informa que a rua Jacuí abriga diversas empresas de médio e grande portes. Dessa forma, é inviável limitar a circulação de caminhões. A Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema diz que irá intensificar a fiscalização na via, uma vez que é proibido estacionar na rua Jacuí, para que haja melhor fluidez do tráfego local.
Veja o vídeo enviado por um morador do momento de tráfego dos veículos na rua: