Ata: melhor contribuição da política monetária ainda é o combate a pressões inflacionárias

Ainda sobre críticas de que tem trabalhado mais para combater a alta de preços do que por fomentar a atividade, o Comitê de Política Monetária (Copom) argumentou na ata divulgada nesta terça-feira, 28, que “avalia que a melhor contribuição da política monetária segue sendo no combate a pressões inflacionárias e na suavização de flutuações econômicas”.

O documento relatou que alguns membros do colegiado enfatizaram que tampouco veem dilema na condução da política monetária entre seu objetivo de controle da inflação e o objetivo de estabilidade financeira. “O Comitê ressaltou a separação de instrumentos entre os dois objetivos”, descreveu a ata.

Newsletter RD

O Copom enfatizou que o cenário atual mostra-se ainda mais desafiador para a condução da política monetária, com aumento dos riscos tanto em torno do cenário inflacionário quanto em relação à estabilidade financeira. “Por um lado, há os episódios envolvendo o setor bancário e a consequente necessidade de se prover liquidez. Por outro lado, os dados de crescimento e inflação globais se mantêm resilientes, exigindo empenho e determinação das autoridades monetárias”, citou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes