Desde 27 de fevereiro, quando foi iniciada a vacinação com a bivalente contra a covid-19, o ABC já contabilizou 136.440 mil doses aplicadas em seis das sete cidades da região. Segundo as prefeituras, mais de 221,4 mil pessoas ainda precisam receber o imunizante. A vacinação segue disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS), e basta apresentar RG e carteirinha de vacinação.
Até o momento, Santo André foi a cidade do ABC que mais imunizou a população, com aplicação de 52,4 mil doses da vacina bivalente. O público-alvo são pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos e moradores e funcionários de Instituições de Longa Permanência (ILPis).
Entre o público-alvo para a campanha estão idosos acima de 70 anos (imunização chegou a 68% com 28,9 mil doses aplicadas). Já a cobertura da faixa etária dos 60 a 69 anos, que passou a ser contemplada a partir de 6 de março, é de 44% com 21.945 doses aplicadas.
Além disso, também já foram aplicadas 654 doses em pessoas imunossuprimidas acima de 12 anos; 719 doses em pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos e 199 doses em profissionais que atuam em ILPIs. Cerca de 92.070 pessoas com mais de 60 anos ainda precisam receber a vacina
Na sequência da listagem aparece São Bernardo, que já vacinou 37.283 pessoas. A expectativa é que o município imunize aproximadamente 129 mil pessoas. O grupo prioritário para receber a dose nesta etapa é composto por idosos com 60 anos ou mais, indígenas e moradores e funcionários de Instituições de Longa Permanência.
Na cidade ao lado, em São Caetano 12.701 pessoas foram imunizadas, e entre as elegíveis para tomar a vacina estão pessoas com mais de 60 anos. A expectativa é aplicar as doses nesta faixa etária em 40.396 pessoas. Os moradores deve realizar o agendamento pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos
Mauá aplicou 18.459 doses da vacina bivalente, e o público-alvo são idosos com 60 anos ou mais e pessoas com 12 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência e Residências Inclusivas (Ris), e os trabalhadores dessas instituições; povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e imunocomprometidos, também acima de 12 anos. Este grupo inclui indivíduos com HIV, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pacientes em hemodiálise e oncológicos. A cidade não informou quantas pessoas ainda precisam receber o imunizante.
Já Ribeirão Pires aplicou 5.492 doses da Pfizer bivalente na cidade. O público-alvo são pessoas com 60 anos ou mais e pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência a partir de 12 anos e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. A Administração também não informou quantas pessoas ainda precisam receber o imunizante.
Rio Grande da Serra não se manifestou até o fechamento da reportagem.