Leclerc sofre punição e perde 10 posições no grid do GP da Arábia Saudita

Depois de não conseguir completar o GP do Bahrein, primeira etapa da atual temporada da Fórmula 1, Charles Leclerc terá de lidar com uma punição dura na segunda corrida do ano. A FIA anunciou nesta quarta-feira que o monegasco perderá 10 posições no grid do GP da Arábia Saudita, marcado para este final de semana, por causa da segunda troca do controle eletrônico de sua Ferrari. As equipes da F-1 podem usar apenas dois componentes desse tipo por temporada.

A Ferrari fez a primeira troca antes da etapa do Bahrein, por isso ficou sujeito à penalidade caso efetuasse mais uma. No dia do GP, disputado há duas semanas, o motor do carro de Leclerc quebrou e ele não conseguiu completar a prova. A situação forçou uma nova substituição do componente e desencadeou a punição ao piloto ferrarista, que perderá mais posições caso qualquer outra peça de seu carro seja trocada.

Newsletter RD

“Tivemos dois problemas no domingo. O primeiro foi de manhã, quando ligamos o carro, e o segundo foi na corrida. Infelizmente, nos dois casos foi a unidade de controle”, disse Fred Vasseur, chefe da Ferrari. “É algo que nunca experimentamos no passado. Espero que agora esteja sob controle, temos uma análise profunda sobre isso. Infelizmente, teremos que cumprir a penalidade em Jeddah”, completou.

Vice-campeão do Mundial de Pilotos no ano passado, Charles Leclerc não apenas ficou sem pontuar na primeira corrida da nova temporada como viu o atual campeão Max Verstappen subir no primeiro lugar do pódio. Apesar da situação desfavorável, intensificada pela punição, Vasseur garante que o monegasco não está abalado. “Vamos ver o que acontece em Jeddah, e qual pode ser o resultado, mesmo com a penalidade, mas não imagine nem por meio segundo que ele possa estar desmotivado”, afirmou.

O GP da Arábia Saudita começa com treinos livres, a partir das 10h30 (de Brasília), na sexta-feira. O treino classificatório está marcado para as 14 horas de sábado e a corrida para o mesmo horário, no domingo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes