Zema demite artistas, que reclamam de veto a espetáculo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), exonerou o diretor artístico da companhia de dança do Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte, Cristiano Reis, bailarino do grupo há 23 anos e que assumiu o cargo em 2015. Outros artistas comissionados envolvidos com o espetáculo também foram exonerados.

Por meio de redes sociais, Reis disse acreditar que sua exoneração está “relacionada diretamente” à realização do espetáculo m.a.n.i.f.e.s.t.a, que celebra a democracia. A administração estadual alega que os cortes foram feitos com “vista à racionalização do uso dos recursos públicos”.

Newsletter RD

“Fui chamado pela direção da Fundação Clóvis Salgado e tive a notícia de que o espetáculo, que tinha reestreia programada para 15 de março, seria engavetado”, afirmou Reis. “‘Vamos ter de dar um passo atrás’ foi a frase que ouvi”, disse. Artistas e profissionais ligados ao segmento cultural e de dança mineira prestaram apoio a Reis.

A deputada estadual Andréia de Jesus (PT) protocolou na segunda-feira, 27, pedido de audiência pública junto à Mesa da Assembleia Legislativa para debater o caso. “Repudio a ação do (governador Romeu) Zema contra o m.a.n.i.f.e.s.t.a. É papel do Estado dar apoio e espaço para as críticas presentes na nossa sociedade”, disse a parlamentar.

Uma das diretoras do espetáculo, Marise Dinis, que atua no Palácio das Artes desde 2004, disse que tinha assinado contrato para voltar com o m.a.n.i.f.e.s.t.a em 15 de março quando foi comunicada do cancelamento da apresentação. “Já tinha me organizado para retomar o trabalho quando a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, que cuida das contratações, entrou em contato comigo dizendo que o contrato seria rescindido”, disse a diretora.

Bailarina da companhia há 35 anos, Mariângela Caramati criticou o cancelamento da peça. “Estamos sem diretor artístico, numa situação de vulnerabilidade. Sucateamento e desmonte são as palavras que encontro para descrever o momento”, afirmou Caramati.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Zema enviou nota na segunda-feira, 27, informando que “as exonerações dos servidores de recrutamento amplo (…) levam em consideração a necessidade de reorganização e reestruturação administrativa, com vista à racionalização do uso dos recursos públicos e promoção do aumento da produtividade dos servidores que integram o Grupo de Direção e Assessoramento da Administração direta e indireta do Poder Executivo”.

Ainda de acordo com o governo do Estado, “o contrato supracitado previa, em seu plano de trabalho, duas apresentações do m.a.n.i.f.e.s.t.a que foram cumpridas em 5 e 6 de novembro, com público total de 1.660 pessoas, sendo 879 espectadores no dia 5/11 e outros 781, em 6/11. Desde então, o espetáculo passou a fazer parte do repertório da Cia. de Dança Palácio das Artes e, a qualquer momento, havendo disponibilidade de novos recursos orçamentários e financeiros, poderá ser remontado pela Cia. de Dança Palácio das Artes, seja em Belo Horizonte ou em outro local dentro ou fora do Estado”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes