ABC - quarta-feira , 15 de maio de 2024

Rússia e Irã enviam ministros a sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, dá início nesta segunda-feira (27/2) à mais longa sessão do Conselho de Direitos Humanos com a presença do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, e os principais diplomatas da França e da Alemanha, além outros líderes globais.

A sessão de mais de cinco semanas ocorre no momento em que a comunidade internacional enfrenta a guerra na Ucrânia, a repressão da dissidência na Rússia e em Belarus, nova onda de violência entre palestinos e israelenses e esforços para solidificar um acordo de paz na Etiópia.

Newsletter RD

A visita de Amirabdollahian ocorre após protestos contínuos no Irã deflagrados depois da morte, em setembro, de Mahsa Amini, de 22 anos, presa por supostamente violar o código de vestimenta para mulheres da República Islâmica.

A presença de Sergei Ryabkov no evento representa o retorno da Rússia a reuniões do Conselho com um porta-voz de alto nível, após o país ter suspendido sua participação no Conselho no ano passado, em boa medida porque a Assembleia Geral da ONU estava prestes a retirá-lo. Ryabkov, mais conhecido por sua experiência na área da defesa, deve comparecer às sessões na quinta-feira. Espera-se que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fale por mensagem de vídeo no mesmo dia.

Os EUA provavelmente tentarão manter a pressão sobre a China em relação a seu histórico de repressão a ativistas pró-democracia, preocupações de longa data sobre o Tibete e outras questões referentes à região ocidental de Xinjiang.

Entre outros itens de debate do Conselho estará também a possível renovação do mandato de uma equipe de especialistas, conhecida como Comissão de Inquérito, que trata do impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes