World Athletics vai avaliar punição contra atletas russos por doping

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, afirmou nesta sexta-feira que a entidade responsável pelo atletismo em nível mundial vão discutir um roteiro de reintegração de competidores envolvidos em casos de doping. Atletas russos que estão fora do circuito por causa de sanções pela guerra na Ucrânia serão avaliados primeiramente por questões relacionadas à dopagem.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) recentemente irritou Kiev ao propor um roteiro para o retorno de atletas russos e belarussos sob uma bandeira neutra, desde que não tenham “apoiado ativamente a guerra na Ucrânia”, na Olimpíada de Paris, no próximo ano.

Newsletter RD

A Federação Russa de Atletismo está suspensa desde o final de 2015 por ter estabelecido um sistema de doping institucionalizado, mas seus atletas podem disputar grandes competições internacionais sob bandeira neutra. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, os competidores participaram representando o Comitê Olímpico Russo (ROC).

Em sua próxima reunião, o Conselho Mundial de Atletismo deve receber o relatório de um grupo de trabalho formado por especialistas independentes com o objetivo de avaliar os avanços dos russos. “Só depois deste debate passaremos ao segundo tema”, disse Coe sobre as sanções relativas à guerra na Ucrânia, sem dar um calendário mais preciso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes