
A votação das comissões permanentes da Câmara de São Caetano aconteceu nesta terça-feira (07/02) na primeira sessão ordinária do ano. Os eleitos ocupam os cargos no biênio 2023/2024. Os governistas, como era esperado, estão à frente dos dois grupos de trabalho. José Auricchio Júnior (PSDB) articulou nos bastidores, inclusive, esteve na sede do Legislativo.
Para a Comissão de Justiça e Redação, foram eleitos os vereadores Caio Salgado (PL), Fábio Soares (PSDB), Professor Ródnei (Cidadania), Thai Spinello (Novo) e Ubiratan Figueiredo (PSD). Já para a Comissão de Finanças e Orçamento, foram eleitos os vereadores Américo Scucuglia (PTB), Cicinho (PL), Gilberto Costa (Avante), Marcos Fontes (PSDB) e Parra (Podemos).
Recurso à Justiça
Bruna Biondi (Psol), antes do início da votação, colocou seu nome à disposição dos pares para integrar as comissões da Casa, ela a princípio evocou o direito constitucional que garante a proporcionalidade partidária. Na primeira votação foi voto vencido. Para a segunda rodada, na qual foram escolhidos os membros para a comissão de Finanças e Orçamento, Bruna voltou a defender que estivesse no grupo, desta vez defendeu a proporcionalidade de gênero. Na casa só há ela a Thai Spinello de mulheres, e ela considerou justa, estar uma em cada comissão, no entanto, mais uma vez ficou de fora.
Por não conseguir convencer os pares de que há um “erro” na formatação das comissões afirma que vai ajuizar a questão. “Vamos levar para a Justiça, não estão garantindo a proporcionalidade. Esse era um novo momento para corrigir esse erro e seguir o que consta na Constituição Federal”, disse.
Renunciou ao cargo
Edison Parra (Podemos), que obteve 14 votos, dos 17 possíveis (Pio Mielo por ser presidente não votou e Américo Scucuglia, ausente) renunciou ao cargo de membro da comissão. “Eu não tinha interesse em participar, no entanto, eu não votei em mim. Ficou claro que as comissões são extremamente chapas-brancas, muito governista. Minha contribuição no plenário é muito mais relevante no sentido de trazer o contraponto e nas comissões minha participação não seria importante, seria voto vencido”, discorreu.
Ainda durante a sessão ordinária, os membros das comissões escolheram os seus respectivos presidentes e vices. Justiça e Redação será presidida pelo Professor Ródnei que terá na vice Thai Spinello. Já a Comissão de Finanças e Orçamento terá o vereador Marcos Fontes na presidência e o vereador Américo Scucuglia na vice.
Suplente assume cadeira
Olyntho Voltarelli, primeiro-suplente do PSDB, assumiu a cadeira de Daniel Córdoba, alçado ao cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico na semana passada.
Na mesma sessão, Marcel Munhoz (Cidadania) solicitou licença do cargo de vereador, para cuidar de assuntos pessoais, entre os dias 13 e 28 de janeiro. Assume no lugar dele, a Professora Magali (Cidadania).
Visita
José Auricchio Júnior (PSDB), marcou presença na Câmara Municipal para desejar um bom trabalho legislativo aos vereadores e defender a democracia, ao citar os atos em Brasília do último dia 08. Na tribuna também falou sobre a parceria com o Legislativo. “Temos um biênio muito positivo do ponto de vista de perspectiva, do ponto de vista de avanços da cidade, avanços estruturais, avanços sociais, avanços que, enfim, fazem que a cidade se prepare para acolher os seus moradores”, disse o prefeito.
No entanto a real visita de Auricchio foi justamente a de articular e pavimentar o caminho para os membros da comissão e evitar “surpresas”. Gilberto Costa (Avante), líder do governo, foi indagado e reiterou que a visita do chefe do Executivo foi apenas de “cortesia”.