Após quatro décadas com agências dentro de parceiros associados, como a Coop, o Sicoob Crediconsumo inaugurou nesta quinta-feira (26/01) a a primeira agência de rua, na avenida Gilda, em Santo André. Em entrevista ao RDtv, o presidente do Conselho de Administração, Marcio Valle, explicou as novas ações que visam ampliar a carteira de associados que atualmente é composta por 22 mil pessoas.
Além do local, a novidade está na possibilidade de que pessoas que não são associadas aos parceiros da cooperativa de crédito, como a Coop, possam também ser clientes. “Passa a ter uma forma de operação que não é mais restrita, ela é robusta, e bastante difundida e com uma possibilidade de crescimento muito grande, isso é o que nos deixa muito otimista. Nós estamos debutando em um ambiente externo com a concorrência com as demais instituições financeiras”, explicou Valle.
Além da agência em Santo André, também há autorizações para outros espaços no Rio de Janeiro e São Bernardo, além de outras conversas. No total são mais de 4 mil agências que estavam dentro dos estabelecimentos parceiros, assim levando a Sicoob a ser o 13º grupo financeiro do País.
Outra aposta é o digital. Com prêmios obtidos nos últimos anos pelo seu aplicativo, o Sicoob Crediconsumo agora também permitirá que as pessoas possam se associar diretamente pelo aplicativo e fazer seu pedido de empréstimo pelo processo digital. A cooperativa é especialista em créditos para microconsumidores, pessoas que não precisam de grandes valores, e assim pode apresentar taxas de mercado que equivalem a metade do que é pedido por outras instituições financeiras.
Uma das metas para este ano é obter um crescimento de 15% a 20% no número de associados externos. Uma das bases é o crescimento total realizado em 2022. Houve uma alta de 12% de cooperados, quase 30% em receitas, 25% em patrimônio e mais de 10% em operações de crédito.
Valle aponta que apesar do crescimento do digital em relação as movimentações financeiras, existe dentro do Sicoob uma aposta no fator humano, ou seja, a busca por abrir lojas de rua é uma maneira de aproximar os futuros clientes da instituição, dando suporte e orientação.