Diadema ganha novas academias ao ar livre

(Foto: Divulgação/PMD)

Diadema quer aumentar a prática esportiva em parque e praças da cidade. Por isso, está colocando, em diversos espaços públicos, oito academias de ginástica para que moradores possam fazer exercícios a céu aberto. As academias estão em processo de instalação e as entregas vão acontecer nos próximos dias.

Os bairros contemplados com os novos equipamentos são: Vila Conceição, Serraria, Casa Grande, Centro, Campanário, Taboão, Jardim Ruyce e Eldorado. Os recursos, R$ 306,7 mil, para a compra dos aparelhos de ginástica vieram de emendas parlamentares e uma parte do município.

Newsletter RD

A Prefeitura bancou a troca da academia do habitacional Amuhadi e as outras sete foram com verbas de emendas parlamentares do deputado estadual Márcio da Farmácia e dos vereadores Edval, Boquinha e Reinaldo Meira.

Instalações novas e substituições

Em quatro locais – Campo do Ouro Verde, Praça Fronteiriça, Campo Casa Grande e Rua Ameixeiras – as academias estão sendo implantadas pela primeira vez. Nos outros quatro – Morro do Samba, Redondão, Praça Paul Harris e Amuhadi – os espaços de ginástica já existiam e as substituições, de todos os aparelhos, estão sendo feitas porque os equipamentos foram depredados ou sofreram desgastes do tempo.

Cada academia recebe um conjunto de aparelhos, que permitem a prática segura dos exercícios físicos e que trabalham o fortalecimento de membros superiores e inferiores. Entre os dispositivos estão simuladores de caminhada e cavalgada, cadeiras de pressão para pernas, rodas duplas e rodas para ombros, simuladores de remo, de surf duplo e de esqui duplo, estações multiusos e barras altas giratórias. Nos espaços de ginásticas também serão fixadas placas orientativas, para mostrar como os exercícios devem ser feitos.

“Em todos os locais que as academias estão sendo instaladas, os moradores vão usufruir de aparelhos novinhos para fazer seus exercícios e utilizá-los a hora que quiser. A iniciativa de montar esses polos de ginástica nos bairros faz parte de uma ação de governo, que via Programa Academia ao Ar Livre, o município realiza, com o propósito de incentivar a prática de exercícios físicos e assegurar o direito constitucional ao esporte e lazer para todos. Além disso, as academias proporcionam encontros, sociabilização e novas amizades. Tudo isso é bem estar e qualidade de vida”, afirma a secretária de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura, Luciana Avelino.

Desenvolvido junto com o Caminhando Bem, o Programa Academia ao Ar Livre existe em Diadema há mais de 12 anos. Além das aulas de educação física, realizados por professores da SEL, as duas ações juntas oferecem caminhadas orientadas, palestras sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde, entre outras atividades.

Locais onde estão sendo implantados os novos equipamentos

Academia Praça Fronteiriça – Praça Fronteiriça, s/n, Jardim Ruyce

Academia Campo Ouro Verde – Rua Purus,540, Campanário

Academia Campo Casa Grande – Rua Mem de Sá, s/n, Casa Grande

Academia Ameixeiras – Rua das Ameixeiras com Rua Graça Aranha, Taboão

Academia Morro do Samba – Rua José Antônio Rodrigues (antiga Travessa Apurinan), Serraria

Academia Redondão – Rua Aluízio de Azevedo com Rua Fuminobu Shimizu, Centro

Academia Paul Harris – Praça Ayrton com Av. D. Pedro I, s/n, Vila Conceição

Academia Rua da Gente Amuhadi – Rua Apóstolo Pedro, s/n, Eldorado

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes