A presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de Paulo) Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, admite a possibilidade de paralisação dos professores estaduais às vésperas do início letivo. “Eu tô tendenciosa a chamar uma assembleia na próxima sexta-feira (20/01) e aprovar um calendário. Aí eles (governo do Estado e Secretaria de Educação/Seduc) vão aprender a respeitar a pauta dos professores”, diz em entrevista ao canal RDtv.
Na última quarta-feira (11/01), os professores novamente fizeram protesto na porta da Seduc, na praça da República, e uma comissão foi recebida pela equipe do secretário Renato Feder. Na ocasião, receberam devolutiva de que o secretário daria um parecer sobre o cancelamento das atribuições de aulas em até cinco dias.
Bebel esbraveja quando observa tendência do secretário de não anular as atribuições “…ou ele elege uma prioridade, ou ele quebra a cara. Ou ele aprende que a educação vai avançar com os professores ou ele está fadado a sair pela porta do fundo”, afirma a presidente da Apeoesp.
A Secretaria de Educação reitera estar “aberta ao diálogo” e que irá “analisar os pedidos que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos”.