Dino afirma que não há ato planejado de afastamento de Ibaneis Rocha

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na noite deste domingo, 8, que não há “ato planejado” de afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A atuação do emedebista está sendo questionada após grupos radicais invadirem e depredarem os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

Em coletiva de imprensa na sede do Ministério da Justiça, Dino disse que a intervenção federal apenas na segurança pública determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já é suficiente, embora seja a medida mais leve. “Tudo o que queremos é a pacificação do País”, declarou o ministro, ao ressaltar que houve uma tentativa de golpe de Estado hoje no Brasil. “Quero crer que a tragédia de hoje servirá para unir a sociedade”, emendou.

Newsletter RD

Omissão

Dino disse enxergar omissão do aparato de segurança pública do DF e afirmou que abrir a Esplanada dos Ministérios, antes fechada para evitar ataques, se revelou “desastrosa”. “Não vejo até o momento que Ibaneis tenha de modo deliberado se omitido”, ponderou. Segundo o ministro, havia informação de que o acampamento de bolsonaristas no quartel-general do Exército seria encerrado neste fim de semana, o que não ocorreu.

Funcionamento do governo

Na coletiva, o ministro da Justiça garantiu que o governo federal vai seguir em funcionamento nesta segunda-feira, 9, apesar da depredação de prédios públicos feita por radicais bolsonaristas. De acordo com o ex-governador do Maranhão, os fatos deste domingo comprovaram, na sua avaliação, que os acampamentos montados no QG do Exército eram “incubadoras de terroristas”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes