Prefeitos do ABC repudiam ataques em Brasília

Falas ocorreram entre o meio da tarde e o início da noite deste domingo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os sete prefeitos do ABC usaram as redes sociais para repudiar as ações terroristas que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (08/01). José de Filippi Jr. (PT/Diadema), Marcelo Oliveira (PT/Mauá), Guto Volpi (PL/Ribeirão Pires), Penha Fumagalli (PTB/Rio Grande da Serra), Paulo Serra (PSDB/Santo André), Orlando Morando (PSDB/São Bernardo) e José Auricchio Júnior (PSDB/São Caetano) pediram punições severas e respeito a democracia.

Os prefeitos petistas se posicionaram logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava em Araraquara, oficializar o decreto de intervenção federal na área de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal.

Newsletter RD

“Inaceitável a ação dos vândalos em Brasília neste domingo. O presidente Lula acaba de decretar intervenção na segurança do DF. Que pese todo o rigor da lei e que todos envolvidos, tanto os presentes quanto os financiadores, sejam punidos”, publicou Filippi Jr.

“Os atos praticados pelos golpistas contra os três poderes em Brasília, são inaceitáveis. Somos favoráveis a toda manifestação pacífica e democrática, mas não aceitamos o vandalismo como prática de manifestação política. Os responsáveis devem ser punidos exemplarmente pela justiça brasileira. Nossa democracia é estável e as instituições são equilibradas para exercer o poder e condenar as práticas fascistas”, escreveu Marcelo Oliveira em uma nota de repúdio.

Chefes de Executivo que não apoiaram Lula durante a eleição geral de 2022 prontamente foram ao Twitter para criticar a prática de crimes contra o Poder Público. “É muito grave o que ocorre neste momento em Brasília. A invasão de manifestantes nas sedes dos três poderes é um crime contra nossa democracia. É preciso punir com rigor os responsáveis por esses atos. Caso contrário, esses episódios trarão sérios danos a democracia brasileira”, escreveu Orlando Morando.

“Manifestações pacíficas são sempre legítimas e devem fazer parte do jogo democrático! Já os atos de vandalismo, depredação de patrimônio, agressão a policiais e o desrespeito a Lei e a Ordem merecem punição severa. O Brasil e o Estado Democrático de Direito prevalecem sempre”, enfatizou Paulo Serra.

“É lamentável o que está acontecendo na tarde deste domingo em Brasília. Como democrata, repúdio todo ataque ao Estado Democrático de Direito. É inaceitável qualquer invasão, vandalismo e depredação do patrimônio público. Que todas as medidas legais sejam tomadas para o restabelecimento da ordem”, salientou Guto Volpi.

“As invasões que estão ocorrendo em Brasília são graves ataques ao Estado Democrático de Direito. Vandalismo e de depredação de patrimônios públicos sem nenhuma razão plausível. Medidas urgentes devem ser tomadas e os responsáveis punidos. A democracia sempre será soberana”, publicou José Auricchio Júnior.

A prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli, foi a última que se posicionou. “O direito à livre manifestação deve ser respeitado e defendido, desde que não sejam ataques diretos as instituições democráticas do nosso país. Os atos realizados por terroristas neste domingo são incompatíveis com o Estado Democrático de Direito. É necessário investigar e punir os responsáveis por este atentado ao povo brasileiro, de forma direta e indireta com o rigor da lei”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes