ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Ministro das Comunicações destaca 5G e preservação de Correios como estatal

Juscelino Filho (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em cerimônia de posse nesta segunda-feira, 02/01, o novo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), enfatizou a retirada dos Correios do plano de privatização, afirmando que a meta é reforçar o papel da estatal de serviços postais e correspondências. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), encaminhou ao Congresso projeto de lei para privatizar a empresa, mas o texto ficou parado no Senado após ser aprovado pela Câmara dos Deputados.

No discurso de posse, Juscelino Filho também destacou a implementação da tecnologia 5G no País. “Na telefonia, o tema central é maximização da incorporação da tecnologia 5G, sobretudo expansão do acesso”, disse o ministro.

Newsletter RD

Deputado federal pelo União Brasil do Maranhão, Filho afirmou que montará “agenda positiva” fundada no aproveitamento do “legado existente”, na recomposição de investimentos, aperfeiçoamento da governança, continuidade dos programas, receptividade à inovação, disponibilidade para atendimento das demandas dos municípios, e relação de “confiança, harmônica e de respeito” com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a Telebras e os Correios.

Ele destacou ter sido um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a retirada dos Correios do plano de desestatização.

No domingo mesmo, o presidente assinou um ato para solicitar providências nesse sentido. “A intenção e a meta é reforçar o papel da empresa na oferta de cidadania, como parceira dos programas sociais destinados à população carente e das regiões mais distantes através de sua incomparável capilaridade”, disse o novo ministro, que falou ainda em aumento de investimentos para modernização da estatal, com aporte “agressivo” para atualização do parque tecnológico e insumos logísticos. “Para seguir recuperando imagem e qualidade dos serviços prestados”, comentou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes