
O primeiro ano da nova gestão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Santo André (38ª subseção), eleita para o triênio 2022-2024, se encerra com bons frutos a colher pela categoria ao longo dos 12 primeiros meses.
A atual diretoria conquistou convênios importantes para a advocacia andreense. Um deles foi uma parceria com o Banco Safra para que os inscritos na subseção tenham taxa zero na anuidade do cartão de crédito e na manutenção da conta, entre outros benefícios. Outro ganho importante foi por meio de uma ação com a Drogaria Coop, que resultou em desconto para advogados e estagiários na compra de testes de covid-19.
Por meio de trabalho e articulação da nova gestão junto a prefeitura, os advogados da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André também conquistaram, por meio de decreto municipal, o benefício de poderem declarar autênticas as cópias de documentos.
“São algumas conquistas que, ao longo do ano, juntas, se tornam algo grande para a advocacia andreense. A maior parte dos feedbacks que recebemos são positivos. Então, estamos muito realizados com este primeiro ano de trabalho em defesa dos advogados de nossa cidade”, afirmou Leonardo Dominiqueli Pereira.
Ações sociais
O ano de 2022 também foi marcado por grandes ações sociais realizadas pela OAB Santo André. Foram realizadas cinco feiras de adoção de animais (maio, junho, julho, setembro e outubro), campanhas de vacinação contra o vírus Influenza (março), de Páscoa, do Agasalho (maio), do lacre (abril, junho e agosto); de Dia das Crianças (arrecadação e entrega com festa de brinquedos para crianças carentes) e campanha presente de Natal para idosos do Nosso Lae. A subseção também liderou uma força-tarefa de combate a golpe contra idosos no Centro de Santo André.
“Somos uma entidade de classe representativa. Então, todas essas ações mostram que, além de defender nossa categoria, também conseguimos cumprir nosso papel social”, ressaltou Dominiqueli Pereira.
A OAB Santo André também realizou um trabalho institucional forte em 2022. Foram 13 atos de entregas de carteiras da OAB para novos advogados e em torno de 70 palestras na Casa da Advocacia e Cidadania Andreense, com grandes nomes do jurídico brasileiro e sobre distintos temas, onde a classe pode absorver informações e conhecimentos. Também foi realizado o projeto OAB Vai à Escola, que leva advogados para darem orientações em escola. O Centro Educacional Paineira é um dos parceiros nesta ação.
Ainda houve a assinatura de termo de cooperação com a Prefeitura de Santo André que prevê a formação de servidores da administração pública. Por meio da parceria, pela Escola de Governo do Executivo andreense, funcionários poderão aperfeiçoar o conhecimento em áreas como direito público, licitações, contratos e processos administrativos.
Para fortalecer os laços profissionais e a união da classe, foram realizados o Jantar da Advocacia, em agosto, e o 1º Festival de Food Trucks da OAB Santo André, em novembro, em um ato de confraternização da categoria.
“É claro que ainda temos muitas coisas a realizar, mas tenho a certeza que, se mantermos esta união e foco do primeiro ano, ainda teremos ótimos frutos a colher nos próximos anos da nossa gestão”, comentou o presidente da OAB Santo André, Leonardo Dominiqueli Pereira.