A psicóloga social e moradora de Santo André, Alessandra de Oliveira, criou o projeto “A escolha profissional – uma vida com escolhas mais assertivas”, para crianças do 6º ao 9º ano e aplicou na Escola Estadual Nelson Pizzotti Mendes, no Jardim Carla, em Santo André. O objetivo é abordar as escolhas profissionais e de vida que os alunos precisarão tomar.
Inspirada pelo curso “Jornada Profissional” que realizou este ano, a psicóloga idealizou o projeto para que os jovens tenham mais estímulos e evitem a evasão escolar. Com início em setembro e feito às quartas e quintas-feiras, Alessandra atendeu mais de 600 crianças até agora. Em entrevista ao RD, ela relata que os alunos sentem o impacto da violência vivida na comunidade e isso reflete na escola. “Infelizmente as crianças reproduzem o que vivem, e além da violência escolar, há muitos casos de crianças com transtornos mentais, até mesmo depressão”, diz. O projeto tende a motivar essas crianças para que se sintam pertencidos à sociedade e ingressem no Ensino Médio, além de entenderem o que é poder de escolha.
Em uma das palestras aplicada na escola, o neurocirurgião Martin Martelanc, abordou os desafios a serem enfrentados de forma motivacional para quem deseja cursar medicina, além de explicar os meios para ingressar em uma Faculdade Pública. Já o empreendedor imobiliário, Carlos Eduardo Santos, deu exemplos práticos de como elaborar um projeto e contou como driblou a violência e a pobreza para realizar seu sonho. A partir dessa palestra, foi realizado uma oficina com os alunos sobre marketing e vendas. “Eles se juntaram em 5 grupos e discutiram técnicas de negociação, marketing digital e vendas. Foi assim que eu percebi que eles trabalharam muito bem o poder argumentativo, articulação e técnicas de negociação por meio do improviso”, relata Alessandra.
Além das palestras, o projeto promove rodas de leitura, dança das cadeiras com perguntas introdutórias para que as crianças interajam, oficinas culturais, troca de livros através de doações, curtigrama para que os alunos entendam o que gostam, discussões sobre saúde, atividades com musicalização, redações sobre sua vida e o que querem para o futuro, psicodrama para trabalharem a argumentação com os pais e atividades que promovem a interação social, visto que a importância do fortalecimento da coesão grupal é o principal indutor para o enfrentamento das escolhas profissionais e de vida.
O projeto teve encerramento no dia 10 de novembro e a expectativa para 2023 é abordar novos temas. “É importante que projetos como esse tenham continuidade nas escolas. Quanto antes estabelecermos um projeto de vida, mais cedo teremos jovens bem sucedidos em nossa sociedade”, encerra a psicóloga.