
A Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo (A.A.E.S.P.) é uma entidade que reúne homens e mulheres, jovens e adultos, de todos os segmentos sociais, com objetivo de combater o alcoolismo, a dependência química e suas trágicas consequências no âmbito da família e da sociedade. No ABC, o núcleo de Ribeirão Pires completa 50 anos em dezembro com dois encontros especiais, além das reuniões semanais abertas ao público.
A Associação é uma entidade sem fins lucrativos direcionada exclusivamente para a reabilitação do alcoólatra e do dependente químico. Os membros da AAESP, seus recuperados, sócios e diretores, são em sua maioria ex dependentes alcoólicos e químicos, que encontram a oportunidade de apoiar o próximo que tenha problemas semelhantes e queiram sua abstinência.
Em entrevista ao RD, o secretário da unidade, Claudio Cascardi, relata que a Associação de Ribeirão Pires possui encontros toda terça-feira, das 20h às 22h. O encontro tem como base a terapia de espelho, em que um grupo de pessoas compartilham seus depoimentos. Em média, comparecem 25 recuperados por reunião. Os encontros são gratuitos e aberto ao público. “Toda pessoa pode participar, desde o recuperado até os familiares. A importância da Associação é recuperar uma vida e isso não tem preço. Temos casos de pessoas que estavam na rua e conseguiram ficar sóbrios”, diz.
O primeiro encontro especial deste mês é a condecoração de 49 anos de sobriedade de um recuperado da Associação. A comemoração também é aberta ao público assim como a terapia e está marcada para a próxima terça-feira (22/11). Quando um alcoólatra ou adicto da entidade, faz 3 e ou 6 meses de sobriedade, ele ganha uma medalha em cartolina, quando faz seu 1º ano em diante, recebe medalhas de metal e é condecorado, sendo parabenizado e acompanhado por seus familiares e todos os recuperados da Entidade, recebendo os parabéns por mais um ano de vida sóbrio alcançado com muito esforço. “É o recuperado mais antigo daqui. Faremos uma homenagem para ele com uma placa de prata”, acrescenta Cascardi.
Para comemorar os 50 anos, a reunião será no dia 13/12, às 20h, com a expectativa de receber novos recuperados. Para o secretário, são anos salvando vidas. “Nossa meta é receber mais pessoas para ajudar. Todos estão convidados e serão bem recebidos. Nosso papel é mostrar o testemunho de vida dos recuperados para ajudar quem deseja para o vício, mostrando a eles o antes, do sofrimento de família e amigos, e o depois com uma nova vida dentro da sobriedade”, diz.
Serviço
Encontros
Data: toda terça-feira
Horário: 20h às 22h
Endereço: Rua 1º de Maio, 50, Jardim Itacolomi – Ribeirão Pires
Aniversário 50 anos
Data: 13/12
Horário: 20h