A PIC (Pesquisa de Intenção de Compras) referente à Black Friday e o Natal já está em elaboração pela Universidade Metodista. Os pesquisadores já começaram a sair às ruas e coletar as informações para a pesquisa, feita anualmente. A enquete é realizada há mais de 10 anos em datas importantes para o comércio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.
A meta, segundo o coordenador do Observatório Econômico da Metodista, Santo Renato Maskio, é coletar no mínimo 500 entrevistas para que se tenha uma segurança estatística dos resultados. Segundo o docente, a pesquisa vai focar as duas datas porque, em geral, os consumidores já buscam os presentes de Natal na Black Friday, que acontece um mês antes, em 25 de novembro. “Muitas compras de Natal são antecipadas na Black Friday”, analisa o economista.
Além da pesquisa feita pelos alunos da Metodista, a pesquisa também pode ser respondida de forma digital, através do Google formulários (https://forms.gle/wrTtiPYg2n1M4Mo36).
No ano passado a PIC da Black Friday previu a movimentação de R$ 370 milhões na tradicional época de liquidações, com um tíquete médio de R$ 779.