Entrega do Parque Guaraciaba, em Santo André, é adiada para dezembro

Parque terá área de contemplação com deck. Acesso ao lago, porém será proibido. (Foto: Helber Aggio/PMSA)

O Parque Guaraciaba, em Santo André, é uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados grande parte dela com vegetação nativa e há até um lago, mas o lugar que poderia ser o destino de muitas pessoas para o lazer tem um passado triste, um histórico de vários afogamentos.

Foi celebrado inclusive um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) com o Ministério Público no qual a prefeitura tem que manter segurança no local para evitar acesso ao lago que ficou conhecido como Tancão da Morte. Em 2018 a prefeitura anunciou tratativas com o ministério público para abrir o espaço na condição de parque, como já foi no passado. A previsão era de inauguração em outubro, mas  prefeitura reviu os prazos e planeja entregar o parque em dezembro. O acesso ao lago, no entanto, será proibido.

Newsletter RD

Pelo menos 38 pessoas perderam a vida no local. Em março deste ano, em visita ao local que passa por obras de adequação para receber o público, o prefeito Paulo Serra (PSDB) disse que a proposta era a de mudar completamente a imagem do local. “Um espaço que antes era chamado de Tancão da Morte, onde já tivemos diversos casos de mortes, será um local de vida, de alegria, esporte e lazer”, disse, na época. A previsão de obras era de seis meses.

Em nota, a prefeitura diz que o parque está em fase final de obras. “Houve um ajuste na data de entrega, passando para o início de dezembro”, informa a administração. Ainda de acordo com a prefeitura está prevista uma grande infraestrutura para o lazer. “O Parque Guaraciaba vai contar com academia ao ar livre, área de eventos, duas quadras poliesportivas, uma quadra de gramado sintético, dois playgrounds – que terão também brinquedos adaptados para pessoas com deficiência –, tirolesa, teatro arena, área de evento, ciclovia, praça do ciclista, ponto de abastecimento de água de reuso, sedes da administração e GCM em contêineres, academia ao ar livre, espaço Pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada e mirante com deck. A área contará ainda com o campo do EC Guaraciaba, o qual terá gramado sintético, iluminação em LED e toda estrutura para receber jogos do campeonato amador”.

A prefeitura não informou o valor investido nas obras, mas disse que a verba vem de contrapartidas ambientais de empresas privadas – por meio de lei municipal. Nem todo o parque terá acesso ao público, segundo a administração algumas áreas serão restritas. O lago, por exemplo,  vai apenas compor o cenário do parque. Ele foi formado em meados dos anos 70 quando o local era usado como porto de areia, durante as escavações as diversas nascentes no local alagaram parte do terreno. “Não será permitido nado ou qualquer outra ação no lago. Foi instalada vegetação ao redor do mesmo para evitar o acesso. Além disso, foram instaladas 22 câmeras de segurança e monitoramento por todo o parque, em iniciativa que pretende coibir, observar e evitar problemas”, informa a prefeitura.

O Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública contra a prefeitura em 2004 por conta das mortes ocorridas no local. A sentença judicial da 1º Vara da Fazenda Pública de Santo André, de abril de 2006, assinada pelo juiz Jairo Oliveira Júnior, determinou proibição do acesso de pessoas ao lago do Guaraciaba, além de multa no valor de R$250 mil por afogamento aplicada ao prefeito. Segundo ata de audiência pública realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em abril de 2015, pelo menos 38 mortes por afogamento teriam ocorrido no lago. O processo na justiça foi arquivado definitivamente em 2020.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes