Neste domingo, dia 06, Dr. Drauzio Varella apresenta, no ‘Fantástico’, Carlos, Cristina e Camila, os três fumantes que terão suas rotinas acompanhadas pelo médico na nova série ‘Brasil Sem Cigarro’. Ele mostra quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo trio para abandonar o vício e como fazer para superá-las. “A crise de abstinência é realmente difícil, uma sensação ruim, porque você fica ansioso. Fica faltando alguma coisa na sua vida e não é psicológico. Mas apesar de ser ruim nos primeiros dias, é algo suportável. Se você estiver realmente decidido, consegue ficar sem o cigarro”, explica o médico, ele próprio ex-fumante há mais de 20 anos.
Por ser um processo sofrido, é necessário um preparo emocional antes de enfrentar o desafio de largar de vez o vício do cigarro. Uma das dicas mais importantes dadas por Dr. Drauzio, no novo quadro, é estabelecer uma data certa para o início, evitando assim que velhas desculpas adiem a decisão. Por isso, o ‘Fantástico’ convida os brasileiros que querem parar de fumar a enfrentarem o desafio juntos com os personagens da nova série, a partir do dia 13, quando vai ao ar o segundo episódio.
Segundo relatório do INCA de 2008, o Brasil tem 25 milhões de fumantes entre a população com mais de 15 anos. Além disso, o cigarro é a droga que mais vicia, porque provoca a síndrome de abstinência em minutos como nenhuma outra droga é capaz de fazer. “O usuário de cocaína, por exemplo, fuma e cheira e depois é capaz de passar um dia, uma semana sem usar a droga. Com o crackeiro acontece a mesma coisa: se você o tira de um lugar e o leva para outro, ele fica nervoso, agitado, mas aguenta horas e horas sem a droga. O fumante não”, esclarece Dr. Drauzio.
Ao longo da série ‘Brasil Sem Cigarro’, serão realizados ainda eventos populares abertos ao público em 10 cidades brasileiras, que terão a participação do Dr. Drauzio e dos apresentadores do ‘Fantástico’. Lá serão oferecidos exames, aulas de ginásticas e palestras para os fumantes, que receberão dicas sobre como podem fazer para se livrar do vício.
Perfil dos personagens da série
Carlos Cesar: tem 50 anos, é supervisor em uma oficina mecânica e fuma dois maços de cigarro por dia há mais de 30 anos. Depois que sua esposa conseguiu largar o vício, e de notar problemas na própria saúde, ele vê no ‘Brasil Sem Cigarro’ uma grande chance para vencer o tabagismo.
Cristiane Góes: tem 43 anos, é funcionária pública e tabagista há 30 anos. Ela fuma quase dois maços por dia e teve questões sérias com sua saúde por conta do vício: a voz apresenta uma grande rouquidão e seus dentes tiveram diversos problemas. Mesmo com os inúmeros pedidos de seus dois filhos, ainda não conseguiu vencer o cigarro. Está confiante de que a série a ajude nessa batalha.
Camila Cidade: tem apenas 29 anos de idade, mas, por fumar quase três maços diários, apresenta sintomas de tabagistas mais velhos. Seu hobby é cantar e, com o fumo constante, sua voz já não atinge as mesmas notas de antigamente. Psicóloga de formação, Camila não concebe a ideia de fazer a tão sonhada viagem de lua de mel com seu noivo pela ansiedade de ter que ficar muitas horas em um avião sem poder fumar.
A série ‘Brasil Sem Cigarro’ de seis episódios estreia neste domingo, dia 06, no ‘Fantástico’. O programa vai ao ar logo após o ‘Domingão do Faustão’.