O Laboratório Campana, uma marca do Grupo Fleury, acaba de inaugurar uma unidade na avenida Senador Fláquer, 145, no Centro de Santo André e vai abrir até o final deste ano outra unidade na avenida Marechal Deodoro, em São Bernardo. A estratégia da rede é oferecer exames a preços acessíveis para as classes C, D e E, principalmente para aqueles que têm como única opção o SUS (Sistema Único de Saúde). O RDTv recebeu o gerente de análise de negócios do Grupo Fleury, Daniel Engiel, para falar sobre as inaugurações.
A expansão faz parte da estratégia de entregar seis novas unidades Grande São Paulo até o final do ano. No início de outubro foram inauguradas duas unidades na Capital (Tatuapé e Santana) e a de Santo André. Ainda este ano vai ser entregue outra unidade no bairro paulistano Jabaquara, mais uma em Guarulhos e a de São Bernardo. Segundo Daniel Engiel o público alvo são pessoas das classes C, D e E. Hoje o grupo atende com laboratórios da marca Fleury mesmo, com o A+ para o público intermediário e o Campana que vem com uma estratégia agressiva de preços, com exames à partir de R$ 6, para atender com qualidade quem hoje só tem o SUS como opção.
Engiel explica porque o ABC está na rota de expansão do grupo. “O ABC tem quase três milhões de vidas; Santo André é a oitava cidade mais desenvolvida do Estado com mais de 700 mil habitantes e a gente entra com a marca Campana para dar acesso a essa população que hoje não tem acesso ao grupo Fleury. A marca vem com uma proposta de dar acesso a esse segmento da população e com proposta de desburocratizar a jornada do paciente nas unidades de medicina diagnóstica. Tem cada vez mais pessoas só na saúde suplementar ou só no SUS, a gente quer dar oportunidade de fazer os exames com uma qualidade muito melhor. Alguns planos de saúde fizeram o down-grade e não acessavam o grupo Fleury e com o Campana poderão chegar”, sustenta.

O gerente diz que o cliente vai experimentar uma nova experiência de atendimento. “Queremos transformar a experiência do cliente com foco no digital. Quanto entrar em nossas unidades o cliente não vai ver guichê para fazer ficha, vai ter totens de auto-agendamento, terá uma recepção mais ampla. No final do auto-agendamento ele vai receber uma mensagem de SMS, poderá abrir um chat para tirar dúvidas e terá o status da abertura de ficha. Depois uma técnica de coleta vai chamá-lo para fazer a punção venosa. Essa será a nova experiência de atendimento ao cliente, o nosso grande diferencial”.
Inicialmente o Laboratório Campana vai oferecer serviços de análises clínicas, como exames de sangue e coleta de urina e fezes, além de material ginecológico. As unidades foram dimensionadas com oito boxes de coleta cada uma e a expectativa, a curto e médio prazo, é de alto volume de atendimento nestas unidades.
Hoje o Grupo Fleury já está presente no ABC com duas unidades Fleury e uma A+ em Santo André e em São Bernardo tem um Fleury e um laboratório A+. “Quando a gente olha o potencial e a quantidade de beneficiários e habitantes a gente vê que são cidades super-estratégicas para a gente por isso priorizamos nessa expansão”, disse Engiel. O gerente não falou sobre a cifra investida nas duas unidades do ABC, porém revela que cada nova unidade teve investimento otimizado, muito menor que o investido em um laboratório tradicional.
O grupo vem ampliando a oferta de atendimento domiciliar. “Nos últimos dois anos esse atendimento domiciliar foi 8,1% da receita total do grupo Fleury, no segundo trimestre de 2022 cresceu quase 19% se comparado com o segundo trimestre do ano passado. Esse crescimento foi suportado pelo aumento de mais 95% de novas rotas logísticas em todo o Brasil. A marca Fleury cresceu 14,2% no segundo trimestre de 2022, resultado de um trabalho contínuo de renovação”, disse o gerente. A rede tem hoje 13,5 mil funcionários, 3,2 mil médicos e 280 unidades de atendimento distribuídas em nove estados.
Preços
Uma das estratégias de para ganhar mercado é a prática de preços competitivos para exames particulares, à partir de R$ 6. “Esse é um posicionamento para abarcar essa parcela com preços extremamente competitivos e bem aderente a esse segmento da população, para oferecer medicina de qualidade para pessoas hoje que só têm o SUS como alternativa. A marca Campana vai ser referência no Estado”, conclui Engiel.
O Campana de Santo André fica na rua Senador Fláquer 145 – Centro. O de São Bernardo ainda vai ser inaugurado e vai ficar na rua Marechal, 391 – Centro. Mais informações em https://www.campanaatevoce.com.br/