Ministra alemã pede cautela no relacionamento com China

A Alemanha deve evitar repetir, com a China, os mesmos erros de relacionamento feitos com a Rússia nos últimos anos, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, nesta terça-feira (18/10), em um fórum de política externa em Berlim.

A ministra disse que a Alemanha deverá enfrentar uma “competição de sistemas” entre países que acreditam no direito internacional e cooperação e regimes autoritários.

Newsletter RD

“Digo muito claramente que a economia unilateral de dependência nos expõe à chantagem política. No que diz respeito à Rússia, isso é leite derramado agora”, disse Baerbock, reconhecendo que a Alemanha ignorou os avisos dos parceiros da Europa Oriental sobre sua dependência da energia russa.

“Devemos garantir que não cometeremos esse erro de novo, e isso significa que teremos de ter isso em conta em nossa política com a China”. Ela observou que uma “estratégia de segurança nacional”, em elaboração pelo chanceler Olaf Scholz, irá incluir uma estratégia alemã para a China, que será integrada numa estratégia da União Europeia.

Os governos alemães nas últimas duas décadas fortaleceram os laços econômicos com a Rússia – particularmente no setor de energia, apesar das ressalvas na Europa Oriental para projetos de gasodutos que ligam a Rússia diretamente à Alemanha.

Berlim tem lutado para encontrar suprimentos de reposição de gás à medida que as relações despencaram após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A Rússia não fornece gás à Alemanha desde o fim de agosto.

Empresas alemãs investiram pesadamente na China nos últimos anos, e o país é um dos maiores parceiros comerciais da Alemanha. O governo de Scholz foi mais cauteloso em relação a Pequim do que seus antecessores desde que tomou posse, em dezembro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes