ABC elege cinco deputados federais e oito estaduais

Deputados federais eleitos (fotos: arquivo)

O ABC elegeu 13 candidatos, entre parlamentares estaduais e federais, dos 55 que disputaram as eleições. São cinco deputados federais e outros oito estaduais que representam o ABC. Com isso, a região mais do que dobra o número de representantes em Brasília.

Na contagem, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) aparece reeleito com 196.864 dos votos válidos, o que o coloca em primeiro lugar entre os candidatos da região. Depois vem o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), com o total de 156.200 votos, Mauricio Neves (PP), com 129.731 votos, em seguida o vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Solidariedade), com 110.426 votos, e para fechar a listagem, o ex-secretário-executivo estadual de Habitação, Fernando Marangoni (União Brasil), que teve passagem por Santo André, com 89.379 votos.

Newsletter RD

Dos novos parlamentares, Mauricio é o mais “desconhecido” da região. Presidente Municipal do PP em São Bernardo, em nenhum momento constou na lista da região, porém, tem o seu domicilio eleitoral em terras são-bernardenses, votando no Instituto de Ensino Barão de Mauá, na Vila Euclides.

Deputados estaduais eleitos (fotos: arquivo)

Já na contagem dos deputados estaduais, alguns pontos chamaram atenção, a exemplo da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Serra (Cidadania), que foi eleita como deputada com o maior percentual de votos da região: 198.696. Em segundo lugar vem a primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB), reeleita como representante estadual com 177.769 votos. Luiz Fernando Teixeira (PT) foi o terceiro da região, com 141.016 votos. Thiago Auricchio (PL) foi reeleito com 123.482. Teonílio Barba (PT) chegou a 108.071, seguido por Altair Moraes (Republicanos), com 98.506 votos, Rômulo Fernandes (PT), com 75.033 votos, e Atila Jacomussi (Solidariedade), com 58.707 votos.

Altair Moraes pode ser colocado como “novato” na região, pois apesar de ter iniciado politicamente em Santo André, Moraes tem uma longa trajetória na Capital e acabou transferindo o seu título para terras andreenses neste ano, votando na EMEIF Odylo Costa Filho, na Vila Guiomar.

 

Ana Carolina Serra é a deputada mais votada do ABC

 

Carla Morando e Marcelo Lima comemoram vitória na eleição

 

Thiago e Auricchio celebram vitória em São Caetano

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes