ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Cuba vai reabrir seu mercado de venda de moeda estrangeira

As autoridades cubanas vão retomar a venda de dólares e outras moedas estrangeiras para a população nesta terça-feira (23/8). A medida representa a segunda parte da normalização de um mercado cambial que estava paralisado há quase dois anos e que deu origem a múltiplos canais ilegais, o que atrapalhou o trabalho de controle do Estado.

Durante uma aparição na televisão cubana na noite de segunda-feira, o vice-primeiro-ministro e chefe da Economia, Alejandro Gil, e a presidente do Banco Central, Marta Sabina Wilson, indicaram que as casas de câmbio, conhecidas como CADECA, começariam a oferecer dólares e outros moedas aos cidadãos, sob certas condições.

Newsletter RD

Wilson indicou que cada pessoa poderá adquirir até 100 dólares, ou o equivalente em outras moedas, mas não especificou se o valor era diário. As operações podem ser realizadas em 37 agências da CADECA, mas não em aeroportos. Empresas privadas de pequeno e médio porte não estão autorizadas a fazer essas compras.

As agências oferecerão turnos pela manhã para cada uma de suas localidades, já que haverá apenas uma certa quantidade disponível por estabelecimento. .

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes