Somália: governo encerra ataque de extremistas a hotel que deixou 27 mortos

Autoridades somalis encerraram neste domingo (21/8) um ataque de extremistas islâmicos que deixou 21 mortos e mais de 110 feridos quando homens armados invadiram um hotel na capital.

As forças somalis levaram mais de 30 horas para conter os combatentes que haviam invadido o Hotel Hayat em Mogadíscio na noite de sexta-feira, 19, em um ataque que começou com fortes explosões. Este é o primeiro grande ataque terrorista em Mogadíscio desde que o novo líder da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, assumiu em maio.

Newsletter RD

O cerco terminou por volta da meia-noite, disse o comissário de polícia Abdi Hassan Hijar a repórteres. “Durante o ataque, as forças de segurança resgataram muitos civis presos no hotel, incluindo mulheres e crianças”, afirmou.

O ministro da Saúde Ali Haji Adam relatou 21 mortos e 117 feridos, com pelo menos 15 em estado crítico. Algumas vítimas podem não ter sido levadas aos hospitais.

O grupo extremista islâmico al-Shabab, que tem laços com a Al Qaeda, assumiu responsabilidade pelo ataque, a última de suas frequentes tentativas de atacar locais visitados por funcionários do governo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes