Gramado homenageia o pioneirismo do cineasta Joel Zito Araújo

Joel Zito Araújo foi o grande homenageado da noite de segunda, 15/8, no 50.º Festival de Gramado. Recebeu o troféu Eduardo Abelim, que homenageia o pioneiro do cinema gaúcho. Joel tem sido guerreiro na discussão das questões relativas à representação – e à participação – do negro no audiovisual brasileiro, não apenas no cinema. Fez um discurso emocionante lembrando o avô, fazendeiro negro em Minas, e a mãe, que foi empregada doméstica.

“Todo o meu cinema nasce dessa minha vontade de homenagear e reverenciar minha mãe”, contou o cineasta. A Negação do Brasil, Filhas do Vento, O Pai da Rita. Pelo segundo filme, Joel Zito foi superpremiado em Gramado.

Newsletter RD

Choveu muito na noite de segunda. Uma cascata jorrou do teto no palco do Palácio dos Festivais, mas a cerimônia prosseguiu mesmo assim. “Xangô, o orixá dos trovões, estava anunciando minha chegada”, disse Joel Zito.

Guerrilha

O festival tem celebrado a diversidade. Acolheu um belíssimo longa do Acre, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e o novo, e fortíssimo, longa de um dos mais conhecidos e ativos diretores do cinema brasileiro atual. O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte, retraça a guerrilha do Araguaia. O produtor Nilson Rodrigues trouxe dois ex-guerrilheiros que deram seu depoimento – Juca Ferreira e José Genoino – e foram muito aplaudidos, pela sinceridade e emoção.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes