BC/Guardado: próximos trimestres devem ser de desaceleração global

A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do Banco Central, Fernanda Guardado, destacou nesta terça-feira, 21, que é esperado desaceleração da atividade global e também no Brasil nos próximos trimestres, após um começo de ano melhor que o previsto no País.

A avaliação repete comentário do BC na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de junho nesta manhã, de que o colegiado já “antecipa” desaceleração global devido às tensões geopolíticas e o aperto monetário no mundo. Da mesma forma, o Copom destacou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve arrefecer nos próximos trimestres, com efeitos defasados da alta de juros.

Newsletter RD

“A preocupação com maior inflação em décadas no mundo tem afetado a formação de expectativa de famílias. O estágio atual de inflação requer política monetária mais apertada também em países desenvolvidos”, disse, em participação em painel do evento Semana Brasil – OCDE, organizado pelo governo federal e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo Guardado, a característica mais importante do ambiente global nos últimos anos é a razoável sincronia nas políticas contracíclicas pelos BCs e governos, que tem acentuado reações de mercados e economias. “A terceira fase da pandemia, que estamos passando agora, é de reversão das políticas monetária, em maior medida, e fiscal.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes