Centrão vira o principal ponto para políticos em janela eleitoral

Pré-candidatos seguem na busca de apoio em suas bases para garantir força para a eleição (Foto: TSE)

Tal qual a janela de transferência de jogadores de futebol, a janela eleitoral ganhou um ritmo frenético nos últimos dias. Políticos do ABC aproveitaram as últimas 24 horas para garantir a mudança de partido e uma futura vaga na disputa por cadeiras para deputado estadual e federal. Partidos do chamado Centrão levaram vantagem nas mudanças. Esquerda foi inalterada e algumas trocas também resultaram na busca de novos cargos.

Entre aqueles que estão na chamada “bancada do ABC” tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, a única mudança foi do Coronel Nishikawa que deixou o União Brasil e migrou para PL, buscando trocar sua vaga como deputado estadual para uma vaga para deputado federal. Thiago Auricchio (PL) quase realizou a mesma mudança, porém, resolveu se manter no foco de uma futura reeleição na Alesp.

Newsletter RD

Ainda é aguardado o posicionamento oficial de Carla Morando (PSDB), citada pelo governador paulista, Rodrigo Garcia (PSDB), como possível nome para vice na chapa. Apesar da surpresa interna, tal assunto ainda passará por novos encontros futuramente. Tal situação ainda é colaborada com a decisão de Márcia Morando (PSDB) de deixar o comando do Fundo de Solidariedade. Seu nome é cotado para disputar a vaga na Alesp caso Carla seja oficializada por Garcia.

Entre os vereadores, as últimas mudanças foram em relação ao parlamentar de Mauá Sargento Simões que sacramentou sua ida ao Avante após deixar o Podemos, assim fixando sua busca por uma cadeira na Câmara dos Deputados, e o andreense Jobert Minhoca que deixou o PSDB e migrou para o MDB para ser pré-candidato a deputado estadual. Aliás, os emedebistas conseguiram a filiação de Taka Yamauchi, ex-candidato a prefeito de Diadema que buscará uma vaga no Parlamento Federal.

Em São Caetano, o vereador Jander Lira trocou o União Brasil pelo PSD. A troca ocorreu três dias antes da executiva estadual de seu antigo partido afirmar categoricamente que vai entrar na Justiça Eleitoral para retomar a cadeira dos vereadores que deixaram a legenda durante a janela eleitoral, alegando que tal movimentação não poderia ser feita mesmo entre aqueles que são pré-candidatos.

No território andreense, a expectativa em relação ao nome da primeira-dama Ana Carolina Serra para o pleito de outubro terminou com sua filiação no Cidadania e a pré-candidatura a deputada federal. Fernando Marangoni (União Brasil) deixou o cargo de secretário executivo de Habitação no Governo do Estado para disputar uma vaga na Câmara Federal.

As principais movimentações da janela eleitoral não atingiram os partidos de esquerda que ainda focam na lista de pré-candidatos já adiantada desde o ano passado. A única ação de mudança, mas que não tem relação com a eleição, foi o pedido do ex-vereador de Santo André e ex-deputado federal Vanderlei Siraque para voltar ao PT após passagem pelo PCdoB.

Próximos passos

Agora o calendário eleitoral se volta para o eleitor que tem até 4 de maio para fazer ou regularizar seu título de eleitoral. No dia 31 do mesmo mês termina o prazo para a oficialização das federações. Cidadania e PSDB vão jogar juntos na campanha. Outro grupo formado será o de PT, PCdoB e PV.

Entre 20 de julho e 5 de agosto serão realizadas as convenções partidárias, momento para a oficialização das candidaturas para todos os cargos. Na segunda quinzena de agosto começa a campanha eleitoral. O primeiro turno ocorrerá em 2 de outubro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes