PM foca na vistoria de motos e diálogo com a comunidade para baixar índices

A estatística criminal de janeiro, divulgada pela Secretaria de Segurança Pública na última semana, mostrou que este ano houve aumento dos indicadores nos principais crimes como roubos (34,8%), furtos de veículos (34,31%) e homicídio (8,33%), se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Em entrevista ao RDTv, nesta sexta-feira (04/03), o comandante da Polícia Militar na região, coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos. disse que a PM está preocupada com a situação e que tem feito diversas operações para tentar se antecipar às ações criminosas, como as Operações ABC Mais Seguro que têm sido rotineiras na região. O foco é vistoriar motocicletas porque esse é o tipo de veículo mais usado pelos criminosos.

O coronel disse que a PM tem procurado se antecipar de todas as formas, com ações pontuais para impedir que haja o crescimento do crime, que acontece no ABC e também em outras regiões. Afirma que há várias ocorrências com emprego de motocicletas, de indivíduos que se passam por entregadores. Desde dezembro tem intensificando as fiscalizações principalmente neste modal. O objetivo é impedir não só a direção perigosa ou a perturbação do sossego que causam nos locais de bailes funk, mas também o cometimento dos crimes. Com isso, no final do ano passado foram apreendidas 600 motocicletas e só entre 1° e 22 de fevereiro houve vistoria de 17,6 mil motocicletas. “Sendo que 900 destas vistorias resultaram em apreensões, por as motos estarem irregulares. Só em Santo André foram vistoriadas 5,4 mil motos e 280 delas foram apreendidas. Nessas abordagens a gente consegue encontrar motos que são produtos de ilícitos como furto ou roubo, apreensão de armas e a apreensão de um grande número de motocicletas irregulares que estão circulando”, disse.

Newsletter RD

Segundo o coronel, não há grandes problemas de efetivo apesar de mencionar que há sempre gestões no sentido de aumentar o contingente policial na região, nem de recursos materiais. A PM do ABC tem 3,2 mil policiais e 700 viaturas. Santos faz um apelo por uma maior integração entre a comunidade e a PM para realização de ações preventivas e de melhoria da segurança em geral.

Dicas de segurança

De acordo com o oficial da PM, é importante que a população adote medidas preventivas. “Os condomínios devem melhorar a segurança com câmeras, e os moradores devem evitar ficar conversando do lado de fora. Converse na parte interna para que não se torne uma vítima fácil, porque do lado de fora o cidadão está vulnerável e esses criminosos ficam em busca de oportunidade. As pessoas saem para caminhar ou para levar o pet para passear e se distraem falando ou digitando no celular, isso cria uma facilidade para o bandido”, orienta.

Gilson Hélio de Jesus dos Santos falou do Programa Vizinhança Solidária que considera uma das ferramentas de contato da PM com a comunidade. No ABC já são 90 programas de Vizinhança Solidária em funcionamento, 47 somente em Santo André. “A integração da população no programa faz com que essa população esteja atenta a tudo que acontece ao seu redor, que as pessoas se conheçam e conheçam suas rotinas”, comenta.

Outro caminho, diz o comandante, é participar das reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do bairro. Essas reuniões acontecem uma vez por mês. Os conselhos têm um presidente eleito pelo grupo e dois membros nativos, o capitão comandante da PM naquela localidade e o delegado da delegacia da área.”Mantemos as portas abertas para ouvir qualquer membro da comunidade, qualquer morador pode se direcionar a qualquer unidade policial, o Conseg é o melhor lugar onde podemos discutir questões de melhoria na segurança pública. É uma oportunidade de ouvir dos dois membros natos o que estão fazendo quais as providências e meios disponibilizados. É humanamente impossível termos um policial em cada esquina, mas estamos fazendo, através de planejamento e inteligência, o direcionamento para onde há maior concentração de pessoas e de veículos”, diz.

Detecta

O comandante da PM no ABC conta que há intenção dos municípios, em convênio com o Estado, no aumento do videomonitoramento das entradas das cidades com câmeras do tipo Detecta, que identificam as placas dos veículos que podem ser produtos de roubo ou furto e veículos irregulares. “Temos o interesse dos prefeitos em ampliar essas câmeras. Eu acabei de vir de uma reunião promovida pela Prefeitura de Santo André, que juntou todos os presidentes dos Consegs, pessoas que são influentes ou tutores dos programas Vizinhança Solidária e uma das questões tratadas foi realmente a ampliação dessas câmeras, então há a intenção do município para a melhoria dessa qualidade. Na semana passada a reunião foi em São Bernardo, com o prefeito, vereadores e deputados, e discutimos essas questões também. Já está em processo de aquisição e instalação. Santo André, por exemplo, anunciou na reunião de hoje aquisição de mais 500 câmeras de monitoramento”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes