
realizar avaliação social por videoconferência (Foto: Banco de imagens)
O INSS está dando mais um passo para ampliar a automação dos seus serviços. Com a publicação da Portaria 978, no Diário Oficial da União de 8 de fevereiro de 2022, as pessoas que precisam fazer avaliação social para verificar se têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) vão poder realizar o procedimento por meio de videoconferência.
O funcionamento será assim: ao ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS (aplicativo para celulares ou site gov.br/meuinss) para agendar esse serviço, o interessado poderá escolher se deseja realizar a avaliação de forma presencial ou remota. Até então, essa opção era oferecida apenas após a marcação. Agora, no momento do agendamento, o cidadão já será informado sobre dia e horário para comparecimento.
No dia agendado para fazer a avaliação social por videoconferência, a pessoa deve apresentar documento de identificação pessoal no local marcado, que pode ser numa agência do INSS ou em entidades parceiras: prefeituras, associações, sindicatos e outros que possuam acordo de cooperação técnica com o Instituto.
A portaria que amplia o serviço também prevê que haja no local equipamentos tecnológicos, como computador, câmera, microfone, caixas de som e internet, condições de acessibilidade aos usuários e um espaço adequado para resguardar o sigilo e a privacidade durante o atendimento.
A ampliação do atendimento da avaliação social por videoconferência tem o objetivo de aumentar a proximidade entre o INSS e o cidadão, já que possibilita que o atendimento seja feito em lugares onde antes havia difícil acesso a esse serviço. Por exemplo, em uma cidade em que não haja agência de atendimento do próprio Instituto, a avaliação social poderá ser feita na prefeitura ou em outro órgão parceiro, que conte com a estrutura adequada.