Moradora do bairro Jardim Campanário, em Diadema, Márcia Romana de Castro Lima, não sabe mais como resolver a lista de problemas com a distribuidora de energia Enel. Há seis meses a consumidora tem problemas na relação com a concessionária; primeiro foi para a troca do relógio, agora são as contas que não chegam e ela teme um valor acumulado muito alto para pagar.
O RD acompanha o drama da consumidora desde agosto de 2021, quando ela procurou a reportagem porque não conseguia fazer a troca do relógio de medição da sua casa pois a concessionária alegava que ela estava em área de manancial, o que não é a situação do bairro em que ela mora. O equipamento foi trocado em setembro de 2021 e desde então Márcia aguarda a chegada da primeira conta de luz referente aquele equipamento, mas ela nunca veio.
“A gente liga lá e eles falam a mesma coisa de área de manancial. Aqui não é área de manancial e pior é que o relógio foi instalado, nós temos luz em casa, mas a cobrança não vem, e depois como é que vai ser? Vão cobrar tudo de uma vez? Nós não temos condições. O pior é que a gente tem que ficar ligando para cobrar que me mandem a conta e o atendimento é muito ruim”, lamenta.
O RD voltou a cobrar a companhia na quarta-feira (02/02) sobre as contas de luz da casa de Márcia. A empresa informou, em nota, que mandaria uma equipe no local verificar o que acontece com o relógio medidor, mas a equipe não apareceu. Na quinta-feira (03), em novo contato a empresa a Enel informou à reportagem que “entrou em contato com a sra. Márcia e esclareceu que o medidor não está cadastrado em sistema, motivo pelo qual a cliente não está recebendo as faturas. A distribuidora já providenciou a regularização e retomará o contato assim que o processo for concluído”.
A moradora relatou ao RD nesta sexta-feira (04/02) que de uma equipe esteve no local e que o relógio foi trocado novamente. Mas nada lhe informaram sobre as contas dos meses anteriores. Márcia continua preocupada: “Aqui em casa a gente gosta de tudo certinho, mas não sabemos como vai ficar”, disse. À noite a Enel encaminhou nova nota em que informou que não haverá cobrança retroativa. “A Enel Distribuição São Paulo informa que uma equipe esteve no endereço da sra. Marcia, realizou a troca do medidor e atualizou o cadastro da instalação. Em relação aos faturamentos, não haverá cobrança retroativa”.
A Enel é alvo de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) em cinco das sete câmaras municipais do ABC. Os procedimentos estão baseados justamente nos problemas de relacionamento com o cliente, cortes e cobranças abusivas. Ao ser ouvida pela CPI de Diadema em outubro do ano passsdo, a diretora do Procon, Eliete Menezes, disse que a concessionária é líder em queixas no órgão de proteção ao consumidor.