Segurados do INSS têm até hoje para marcar perícia e não ter auxílio-doença suspenso

Milhares de beneficiários do auxílio-doença têm até o fim do dia desta sexta-feira, 19, para agendar nova perícia médica no INSS, sob pena de terem os pagamentos suspensos.

Nas contas do governo, há ainda cerca de 86 mil beneficiários que precisam marcar a perícia, mas a expectativa é que menos de 10% façam o agendamento nos próximos dias. Há a avaliação de que uma parcela dos que estão recebendo os pagamento já está recuperada e, por isso, não deve atender ao chamado do INSS.

Newsletter RD

Mesmo quem segue incapacitado para trabalhar e perder o prazo desta sexta ainda poderá fazer o agendamento, embora fique exposto a uma eventual suspensão temporária do benefício, até que a perícia seja marcada para dar o parecer final sobre a continuidade dos pagamentos.

O segurado que tiver o benefício suspenso tem até 60 dias para fazer o agendamento, o que basta num primeiro momento para reverter a suspensão (até que a perícia defina se o benefício será mantido). Após 60 dias, o benefício é cancelado definitivamente.

Em julho, cerca de 173 mil beneficiários foram convocados pelo INSS, por meio de carta, para a revisão dos benefícios por incapacidade temporária que não passaram por perícia nos últimos seis meses nem têm data de encerramento ou indicação de reabilitação previstas. O pente-fino foi iniciado em agosto.

Em setembro, 95,6 mil segurados que ainda não haviam agendado a perícia foram convocados por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Desses, 7,8 mil realizaram perícias ou fizeram o agendamento até 10 de novembro, segundo o INSS.

A reportagem pediu ao Ministério de Trabalho e Previdência e ao INSS números atualizados de quantos beneficiários do auxílio-doença ainda não fizeram o agendamento, mas a informação é de que o próximo balanço será divulgado na semana que vem.

Como posso marcar minha perícia?

É preciso agendar uma perícia médica por um dos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) ou pelo telefone 135. O fim do prazo por meio desses canais é até as 23h59.

Pelo Meu INSS, basta seguir o seguinte passo a passo:

1 – Faça o login no Meu INSS

2 – Clique em “Do que você precisa?”, escreva “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”

3 – Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício

4 – Siga as orientações que aparecem na tela

5 – Informe os dados necessários para concluir o seu pedido

Os convocados devem agendar perícia médica pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão. Também é possível ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Na data agendada para a realização da perícia, o segurado deve levar identificação pessoal, além de toda a documentação médica, como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes.

“A partir do dia 19 de novembro, os segurados que ainda não agendaram poderão ter seu benefício suspenso”, diz o INSS em comunicado em sua página oficial.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes