
A oferta de vacinas contra a covid-19 tem melhorado o fluxo de pessoas nos postos de vacinação, mas mesmo assim ainda há problemas de agendamento em Santo André, onde o procedimento é exigido. Moradores relataram que entre quarta e quinta-feira (dias 17 e 18/11) não conseguiram agendamento. O RD consultou a Prefeitura, que admitiu problemas no sistema, e verificou que nas demais cidades da região o agendamento para vacinação segue normal.
O morador de Santo André, Lourival de Oliveira, disse que tentou por vários dias agendar vacina para as duas filhas tomarem a segunda dose na Vila Carla e não conseguiu, até que desistiu. Oliveira foi com as filhas na UBS da Vila Luzita, onde conseguiram tomaram a vacina sem agendamento. “Eu acho que a gente tem de tomar a vacina no posto perto de casa, nem todo mundo tem como se deslocar, fora o tempo que perdi tentando agendar”, comentou.
Outra moradora de Santo André disse que tenta ela e o filho de 20 anos agendar para ele tomar a segunda dose da vacina e o sistema diz que o “Não há vaga disponível para o público selecionado”, em todas as tentativas. A mulher, que preferiu não revelar seu nome e nem do filho, disse que soube por funcionários de uma UBS que se fosse ao local de vacinação com os documentos e estando na faixa etária atendida a vacina seria aplicada. Ela disse à reportagem que vai tentar fazer isso neste sábado (20).
A Prefeitura de Santo André informou, por meio de nota, que houve instabilidade no sistema, mas que já teria sido resolvida. “Informamos que houve uma instabilidade, mas o agendamento já foi restabelecido”, resumiu em nota a prefeitura nesta quinta-feira (18/11). O RD tentou o agendamento no início da noite – após a Prefeitura informar a solução do problema – mas o sistema continuava com, a mesma mensagem de impossibilidade de agendamento para o público selecionado.
ABC
As demais prefeituras negam problemas, menos Rio Grande da Serra, que não respondeu. Disseram que não houve falta de vacinas. Em Ribeirão Pires a vacinação não precisa de agendamento. A Prefeitura diz que os horários que devem ser evitados são os de maior movimento; entre 8h e 9h e das 14h às 15h.
Em Diadema também não há agendamento e a vacinação acontece por livre demanda. “O município adota estratégia para evitar desperdício de doses, por isso, próximo ao horário de término da vacinação, o profissional de saúde do posto poderá pedir que a pessoa que foi se vacinar espere alguns minutos para que mais moradores cheguem e completem o número de doses de cada frasco ou remanejar a vacinação para o dia seguinte”, diz a Prefeitura.
Outra cidade que vacina sem a necessidade de agendamento é Mauá. “A Prefeitura não tem registrado filas ou dificuldades com a vacinação que ocorre de segunda a sexta, das 9h às 15h30, nas 23 UBSs, sendo que três delas – Magini, Flórida e Zaíra 2 – operam com horário estendido até as 20h. “Aos fins de semana ocorrem ações de vacinação, como forças-tarefas e mutirões e aplicação de doses em locais diferentes, para atender a população que não consegue se imunizar de segunda a sexta”, informou a administração mauaense. Até o momento a cidade vacinou aplicou 649.820 vacinas.
Nas cidades que exigem o agendamento prévio, as prefeituras dizem que tem funcionado plenamente e há também situações em que o morador pode ir sem agendar, caso de São Bernardo. “O município tem estoque para atender a atual demanda. A cidade aguarda envio de novo lote de doses da Janssen para aplicação da segunda dose. As pessoas que por algum motivo não conseguirem agendar a vacinação pelo site da prefeitura ou pelo app São Bernardo na Palma da Mão podem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e receber o imunizante sem qualquer complicação, desde que apresente a documentação exigida. No intervalo entre 12h e 14h, o fluxo nas UBSs tem sido mais intenso, porém, não houve nenhuma interrupção no esquema de aplicação das vacinas ao longo desta semana”, explica a Prefeitura.
São Caetano, que trabalha também com agendamentos, diz que não faltam imunizantes e que já vai começar a aplicar a dose adicional para o público de 18 a 59 anos, nesta sexta-feira (19/11); o agendamento é feito pelo site https://coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br/. A vacinação ocorre no sistema drive thru, no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Os outros grupos estão sendo vacinados em UBSs (mediante agendamento).