
Uma falha no lançamento das horas extras dos funcionários da saúde em Diadema está causando dificuldades para os servidores municipais que alegam que, após receberem a mais em setembro, no último pagamento, no dia 29 de outubro o valor pago em dobro foi descontado de uma só vez e com isso há casos de servidores que ficaram quase sem pagamento. A prefeitura admitiu a falha, mas diz que não há casos de trabalhadores que ficaram sem ordenado, porque o valor do salário líquido não foi afetado.
O RD conversou com uma servidora que disse estar preocupada com o cálculo das horas pois o portal do servidor, onde o saldo das horas poderia ser consultado ficou fora do ar no final de semana prolongado. Segundo ela os funcionários só ficaram sabendo que o desconto seria feito de uma vez depois que questionaram a prefeitura. “Os funcionários ficaram sabendo dos descontos somente depois do pagamento, alguns desses descontos não dizem respeito às horas extras, descontaram do salário. Nossa preocupação é quanto da devolução dos descontos indevidos. Na minha opinião, deveriam ter avisado antes dos descontos. O funcionário que recebeu a mais sabe que recebeu, porém aconteceu desconto de forma equivocada, conheço uma funcionária que recebeu R$ 57 de pagamento, não respeitaram a regra de 20% da remuneração, conforme o documento divulgado a respeito”, diz a servidora que trabalha na área de Urgência e Emergência, mas não quis se identificar por medo de represálias. Outra servidora apontou também que com o desconto que ela não previa, terá dificuldades para pagar as contas do mês.
Em nota, a prefeitura admite o erro, diz que apenas as horas extras pagas indevidamente no holerite de setembro foram cortadas do pagamento feito em outubro. “Em setembro, houve realmente um erro no lançamento de horas extras que atingiu apenas servidores da secretaria de Saúde. Alguns valores entraram dobrados e o servidor recebeu um valor superior em relação ao que teria direito. Outros receberam pela metade. Isso foi imediatamente percebido pela Secretaria de Administração e informado à Secretaria de Saúde. Todos os departamentos foram avisados do erro e que esse valor seria descontado ou reembolsado em outubro. Alguns servidores chegaram até a entrar em contato solicitando desconto parcelado, em duas vezes, no que foram atendidos. Lembrando que esse desconto se refere apenas ao valor de horas extras, o salário líquido da carreira do servidor não foi afetado. Todo o histórico de horas extras pode ser consultado no holerite, pelo Portal do Servidor: http://webservice.diadema.sp.gov.br:8888/portaldoservidor/servlet/hwlogin“, diz o comunicado.