ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Motoristas da Uber se revoltam com expulsões por cancelarem corridas

(Foto: Pedro Diogo)

A Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp) acusa a prestadora de serviços Uber de excluir, em todo Brasil, cerca de 15 mil motoristas de aplicativo da plataforma por excesso de cancelamento de corridas por parte dos motoristas. Isso seria o equivalente a 1% de toda a base de motoristas do País, segundo a associação.

Os condutores, no entanto, alegam que a maioria dos cancelamentos ocorrem em virtude do aumento dos combustíveis. “Com o aumento de todos os combustíveis não temos como aceitar determinadas corridas. Temos que ver se compensa para nosso bolso também, tendo em vista a porcentagem que tiramos com as viagens que aceitamos fazer”, justifica um motorista de Santo André, que preferiu não ser identificado.

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Segundo ele, o gasto com o combustível representa, atualmente, cerca de 50% do que é lucrado ao dia com as corridas. “Se ganho R$ 50 em uma corrida, já tenho em mente que pelo menos R$ 25 vou ter que guardar pra colocar de combustível. Não tem como viver assim, está insustentável. Precisam rever as condições para nós, condutores”, salienta.

A Amasp diz em nota que, entre efeitos da pandemia da covid-19 e, da alta de combustíveis, cerca de 25% da frota de motoristas desistiu de trabalhar no segmento em São Paulo — nacionalmente ainda não há um levantamento.

Outro motorista, este de São Caetano, que também preferiu não ser identificado, lembra que alguns cancelamentos se dão também por pedido de corridas em áreas consideradas de risco. “Evitamos ir em alguns lugares porque sabemos o risco que podemos enfrentar, por isso o cancelamento. Já basta a quantidade de colegas que perdemos para o crime nessas regiões, não queremos que o mesmo aconteça com a gente”, justifica.

Em nota, a Uber informa que motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgarem necessário. “Cancelamentos excessivos ou para fins de fraude, porém, representam abuso do recurso e configuram mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas”.

A Uber diz que tem equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente as viagens e os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao Código da Comunidade e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas. Comportamentos como a prática de cancelar diversas viagens em sequência e logo após terem sido aceitas prejudicam negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impedem que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixam os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação.

“O abuso no cancelamento de viagens não tem nada a ver com a liberdade do motorista parceiro de recusar solicitações. Na Uber, o motorista é totalmente livre para decidir quais solicitações de viagem aceitar e quais recusar”.

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