Na manhã desta segunda-feira (02/8), a Prefeitura de Diadema lançou a Campanha Municipal de Saúde Bucal intitulada “Compartilhando Sorrisos”, com duas notícias: a retomada da entrega de próteses dentárias pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o reinício gradativo dos atendimentos de saúde bucal nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
O anúncio foi feito pelo prefeito José de Filippi Júnior (PT) durante visita ao CEO, localizado no Quarteirão da Saúde. “Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e o trabalho de enfrentamento à doença nos últimos meses, temos visto a redução, principalmente, do número de casos e mortes. Depois de meses parados, agora temos 86 pessoas já aguardando a fabricação da prótese. A fila começou a andar e isso é o que interessa para nós! Vamos fazer nossa parte para não faltar insumos e o apoio que a equipe precisa para que essa fila ande rápido. Estamos reestruturando nossa rede de Atenção Básica e podem esperar muitas conquistas nos próximos meses”, afirma.
Próteses dentárias
A retomada do serviço ofertado pelo CEO será feito em duas etapas: na primeira, já iniciada, serão contemplados 86 pacientes, que em sua quase totalidade haviam iniciado o tratamento na gestão anterior e tiveram seu atendimento interrompido no segundo semestre de 2019. “Hoje é um momento de muita alegria para todos nós da Secretaria de Saúde, pois retomamos a entrega das próteses dentárias, que é um serviço de excelência feito por aqui no CEO e também retomamos o atendimento de saúde bucal nas UBS. Para que essa retomada fosse possível, foi preciso planejamento e investimento. É apenas o princípio de uma série de outras iniciativas que pretendemos implantar na área”, explica a secretária municipal da saúde, Doutora Rejane Calixto.
Na segunda fase, o CEO começará a atender os pacientes que nem iniciaram o tratamento e aguardam em fila de espera. O serviço de prótese dentária é o mais procurado dentro do Centro de Especialidades e representa, atualmente, 65% da fila de espera de atendimento. O número reduzido nessa primeira entrega (cinco) se justifica pelo momento atual da pandemia, mas o CEO já conta com 19 entregas agendadas para o mês de agosto.
Jucielda Ana de Lima começou o atendimento em 20 de agosto de 2019, mas com o rompimento de contrato na gestão anterior, ficou desde então sem o serviço. Em julho deste ano foi chamada pelo CEO e hoje já recebeu sua prótese dentária. “Estou feliz da vida. A prótese ficou linda e foi bem rápido o atendimento”. Antônio Ferreira de Almeida foi outro contemplado. Assim como Jucielda, aguardava, desde agosto de 2019, o recebimento de sua prótese nova. “Uso prótese desde os meus 17 anos. A que tinha quebrou e fiquei aguardando conseguir outra. Cheguei a começar o atendimento, tirei o molde da prótese, mas aí parou tudo. O tratamento odontológico no particular é caro, então tive que aguardar esses quase 2 anos. Estou feliz, vai fazer muita diferença”.
Como funciona
O serviço atende demanda de próteses removíveis superiores e inferiores, totais e parciais, a depender da necessidade de cada caso. Os beneficiados com as próteses dentárias do CEO são definidos a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das UBSs. Em média, para receber a prótese, o paciente passa de cinco a oito consultas, a depender da complexidade do caso.
Gabriel Gonçalves Mariano, cirurgião dentista e coordenador da área técnica de Saúde Bucal, explica que, neste momento, a retomada desse atendimento ainda é gradual, já que por conta dos protocolos sanitários vigentes, só é possível atender um paciente por hora. “O número de vagas ainda é limitado, por conta da pandemia, já que após cada consulta com o uso de equipamento que gere aerossol, é necessário aguardar cerca de 30 minutos para iniciar a descontaminação do ambiente. Isso é importante para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde”, diz.
O coordenador explica ainda que o CEO libera as vagas para as UBS e as mesmas avaliam os pacientes dentro da fila do SIS Reg. Leva-se em consideração aspectos clínicos, determinantes sociais e, em alguns casos, a faixa etária do usuário. “Para atendimento no CEO é necessário que primeiramente o paciente procure sua UBS de referência. Após a avaliação inicial, caso haja necessidade e o paciente se enquadre nos critérios estabelecidos pelos protocolos clínicos, o mesmo será encaminhado para o serviço de saúde bucal especializado. A demanda é grande, mas vamos trabalhar para atender a todos”, ressalta.
As 20 UBSs de Diadema irão retomar o atendimento com mínima intervenção, ou seja, aqueles realizados sem o uso de motor; com materiais restauradores para tratamento e prevenção. Segundo Gabriel, o intuito é de tratar lesões dentárias agudas e crônicas e prevenir aumento de grau dessas lesões e também o aparecimento de outras. Os agendamentos serão realizados de 1h em 1h hora, para posterior limpeza e higienização da sala. No momento, serão priorizadas as crianças de zero a três anos, pacientes crônicos e as gestantes, além das urgências.
O Centro de Especialidades Odontológicas conta com nove salas onde são realizados atendimentos odontológicos considerados de média e alta complexidade e oferta serviços de diagnóstico bucal (com ênfase na detecção precoce de câncer de boca), cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento das doenças da gengiva) e fornecimento de prótese dentária total e removível, além de cuidados aos pacientes com deficiência. O CEO fica localizado no primeiro andar do Quarteirão da Saúde, localizado na Avenida Antonio Piranga, 700.