ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Hugo Calderano mostra confiança em boa campanha no tênis de mesa na Olimpíada

Sétimo colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano embarcou na noite de segunda-feira com a seleção brasileira masculina para o Japão, onde fará a sua segunda participação em Jogos Olímpicos. O primeiro destino do grupo será a cidade de Hamamatsu, que receberá a aclimatação das delegações de tênis de mesa e de outras três modalidades (ginástica rítmica, judô e rúgbi). Ele e seus companheiros seguirão lá sua preparação até a viagem para Tóquio, sede da Olimpíada.

Quarto cabeça de chave do torneio individual, o carioca de 25 anos vinha treinando com a seleção em Ochsenhausen, na Alemanha, onde vive desde 2014. A duas semanas da sua estreia em Tóquio, Hugo Calderano avalia positivamente o trabalho feito até aqui para brigar por uma medalha no Japão. “Estou me preparando da melhor forma possível nessa reta final para ter o máximo de chance possível. Não consigo controlar o que os outros farão, mas consigo controlar o que vou fazer até lá”, afirmou.

Newsletter RD

Em sua primeira participação olímpica, nos Jogos do Rio-2016, Hugo Calderano já conquistou um resultado histórico: aos 20 anos, fez uma grande campanha empurrado pela torcida e terminou o torneio individual na nona posição, igualando o melhor desempenho brasileiro na competição.

A situação do carioca é bem diferente em Tóquio. Se por um lado não terá o apoio dos torcedores, agora Hugo Calderano conta com a evolução e a experiência adquiridas nos últimos anos, que lhe colocam entre os cotados a subir ao pódio no Japão.

“A sensação para essa Olimpíada, comparada à do Rio-2016, muda, mas mais pelo fato de ser a minha segunda participação e agora estar brigando por uma medalha, estar entre os melhores jogadores. No Rio, eu era o número 36 da competição, estava por volta dos 50 e poucos do ranking mundial. Então, era tudo bem novo para mim, não tinha tanta condição de medalha, mas vivi uma experiência incrível, com toda a torcida acompanhando. Claro que o gostinho não vai ser exatamente igual ao do Rio, mas acho que disputar uma Olimpíada tem sempre aquele arrepio que bate dentro”, disse o brasileiro.

Por estar entre os cabeças de chave do individual masculino, Hugo Calderano estreará já na terceira rodada da competição, marcada para os dias 26 e 27 deste mês. Para brigar por uma medalha, terá de vencer mais dois jogos até chegar às semifinais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes