
Moradores de São Bernardo considerados público remanescente, ou seja, aqueles cuja idade, atividade laboral, ou comorbidade, já deveriam ter tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19, mas que ainda não o fizeram, estão com dificuldade para agendar a imunização e isso ocorre tanto no site da prefeitura, como também nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Gabrielle Martins, de 20 anos, teve problemas na coluna e foi operada em 2015. Ela relata que é considerada deficiente mas, apesar deste público já ter sido incluído no calendário de vacinação, e com previsão de concluir a imunização deste público em junho, a jovem ainda não conseguiu sequer agendar pelo site. Ela relata que seguiu orientação da prefeitura de se cadastrar na UBS mais próxima, onde também não foi atendida. “Um dia desses vi no Instagram que uma garota com a mesma deficiência que a minha havia se vacinado. Até então, eu não sabia que me encaixaria nesse grupo, por isso não havia corrido atrás. Quando vi o relato da garota, fui até o site para me cadastrar, mas lá dizia que não havia doses suficientes para que eu pudesse realizar o agendamento”, diz Gabrielle.
Desde então a moradora tem tentado informações oficiais e contato com a prefeitura. “O prefeito (Orlando Morando – PSDB) então fez uma live e disse que qualquer pessoa que tivesse perdido a data de agendamento poderia ir na UBS mais próxima que conseguiria agendar. Então eu fui na UBS Vila Dayse, e eles me disseram que nunca tinham ouvido falar nisso e que, infelizmente, se eu perdi o agendamento como deficiente terei que aguardar até a liberação da minha idade, mas eu tenho 20 anos, terei que aguardar realmente muito tempo. Tentei ligar na prefeitura, mandar mensagem nas redes sociais, mas não obtive nenhuma resposta”, lamenta. O relato da jovem foi um entre os questionamentos feitos na rede social do prefeito, apontando dificuldade.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo não comentou sobre qualquer dificuldade no agendamento do público remanescente e reafirmou o procedimento para agendamento. “O município permanece com a lista ativa para a população já contemplada com a vacinação e que não compareceu para tomar a primeira ou a segunda dose. Este público deve comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para realização de cadastro e agendamento”, sustenta.
Ainda de acordo com a prefeitura nesta segunda-feira (21/06), moradores de 45 a 49 anos tiveram a data de sua imunização antecipada, em relação ao calendário anunciado pelo Estado, que previa o início deste público para o dia 23. As doses seguem sendo aplicadas também para a população de 50 a 59 anos, gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais, com e sem comorbidades, pessoas com comorbidades de 18 a 39 anos, pessoas com deficiência de 18 anos ou mais, idosos de 60 a 79 anos, profissionais de Saúde e de Educação com 18 anos ou mais. A administração apontou os sites (www.saobernardo.sp.gov.br/