O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e a deputada estadual Carla Morando (ambos do PSDB) visitaram nesta terça-feira (18/5) a cidade de Sorocaba para conhecer o BRT (Bus Rapid Transit – Sistema de Transporte Rápido), modal que será construído no ABC e que fará a ligação com a Capital (Estação Tamanduateí, do Metrô). Durante a visita técnica, o chefe do Executivo são-bernardense relatou que a cidade realizará uma adaptação das linhas municipais quando houver o início do novo modal, projetado para iniciar seus trabalhos entre o final de 2022 e o início de 2023.
Orlando relatou que os estudos para que as linhas municipais alimentem o BRT ABC já iniciaram. São Bernardo contará com oito das 20 estações deste novo modal: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Senador Vergueiro, Winston Churchil, Vila Vivaldi, Afonsina e Rudge Ramos, chegando ao Terminal Central que será local final desta linha que também passará por Santo André e São Caetano antes de entrar na Capital.
“Ter um transporte nesse modelo, nesse nível, com rapidez maior, trazendo benefício maior para o consumidor, para o passageiro é lógico que é sempre muito bem-vindo”, comentou a deputada Carla Morando.
“Isso não é um transporte convencional público, não é o que nós temos no trólebus, que é uma diferença nos terminais, nas paradas, no embarque e desembarque, e principalmente na velocidade em que você fará o percurso que é o que o usuário mais espera, ficar cada vez menos tempo dentro do transporte público coletivo”, relatou Orlando.
O BRT ABC terá 18 quilômetros e contará com 82 ônibus elétricos articulados. A expectativa é que o modal faça todo o trajeto em 40 minutos.
Visita à Sorocaba
Orlando, Carla, secretários municipais e representantes da Metra (futura Next Mobilidade), empresa responsável pelo novo modal, por 85 linhas de ônibus intermunicipais e o Corredor ABD visitaram a cidade de Sorocaba para conhecer a linha do BRT operada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil.
O BRT Sorocaba conta com três corredores exclusivos, cinco corredores estruturais, 28 estações autônomas, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada, além de seis áreas de transferência.
Os terminais têm o sistema totalmente automatizado, fato que não traz a necessidade de ter funcionários presencialmente para auxiliar os usuários em alguns problemas, como por exemplo, a não validação do cartão de embarque. Na cidade é possível ter o pagamento por cartão de crédito.
São 1.100 câmeras de monitoramento. Os ônibus têm capacidade para 140 passageiros. A única diferença em relação ao que será adotado no ABC é que os veículos em Sorocaba são à diesel e no ABC serão veículos elétricos.
(Informações: Leandro Amaral)