Polícia investiga furto de vacinas Coronavac de UBS em Diadema

Duas doses da Coronavac que estavam na UBS Parque Reid, em Diadema, desapareceram. (Foto: Google)

A Polícia Civil investiga o furto de vacinas contra a covid-19, que estavam guardadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Reid, em Diadema. A ocorrência de furto foi registrada através da Delegacia Eletrônica, neste sábado (23/01) pela representante da unidade de saúde que, ao verificar o estoque de vacinas, deu falta de duas doses.

De acordo com o boletim de ocorrência a unidade recebeu, na quarta-feira (20/01), 70 doses da vacina para ministrar nos funcionários, já que o protocolo de vacinação visa a imunização prioritária de profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes que estão com suspeita ou comprovação de infecção pelo novo coronavírus. De acordo com a chefe da UBS Parque Reid, o posto ministrou 39 doses e, portanto outras 31 deveriam permanecer estocadas na geladeira, porém ao conferir os frascos na manhã deste sábado haviam apenas 29 doses.

Newsletter RD

O 1° Distrito Policial de Diadema instaurou inquérito para apurar o furto. O RD entrou em contato com a prefeitura para saber das condições do armazenamento das vacinas, se havia segurança 24 horas no local, se as vacinas foram mantidas em local com acesso controlado e com câmeras de segurança. Lembrando que o transporte das vacinas por todo país contou com forte esquema de segurança das polícias estaduais e federal, porém após a distribuição para os municípios a segurança das doses da Coronavac ficaram sob responsabilidade das prefeituras.

Resposta

A Prefeitura de Diadema afirma que abriu um processo administrativo para identificar o furto das duas doses da Coronavac. “A Secretaria intensificou medidas de prevenção como reforço do monitoramento pela Guarda Civil Municipal (GCM) e uma equipe para acompanhar as investigações junto ao 1º DP da cidade. A unidade não registrou nenhum tipo de invasão externa. O local onde as vacinas estavam tem chave e o acesso é restrito a funcionários”.

Na UBS Parque Reid trabalham 70 pessoas e a gestão diademense destaca que existe um “compromisso para manter o processo de vacinação transparente e seguro, fato esse comprovado pelas seguintes medidas:

1 – parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) que vem fazendo a segurança das vacinas desde o primeiro dia da chegada das doses ao município;

2 – O Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 instituiu a Comissão de Operacionalização e Acompanhamento da vacinação contra a Covid-19 na cidade, que entre seus integrantes conta com representante da Secretaria de Defesa Social para alinhar pontos fundamentais, como a segurança das doses e dos profissionais envolvidos na campanha;

3 – Para distribuir a vacina, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou que a gerência de cada um dos serviços municipais e privados que foram priorizados fizessem uma lista nominal dos trabalhadores da saúde que atendessem aos critérios estabelecidos, entre eles, maior vulnerabilidade relativa à exposição ao vírus Sars-Cov-2. A lista tem nome completo, CPF, data de nascimento, função e setor de cada funcionário;

4 – Outra ação – que já estava prevista na organização da campanha – foi a retirada das doses não aplicadas de todas as unidades que não teriam atendimento no final de semana, como medida de segurança.

5 – Na próxima semana, vamos divulgar a lista de todas as pessoas que estão sendo vacinadas no site oficial da Prefeitura de Diadema. A lista será atualizada diariamente.

Ressaltamos que o furto de vacina é crime e a aplicação do imunizante em qualquer pessoa que não se enquadre nos critérios definidos pelas autoridades de saúde é irregular e deve ser denunciada. A SMS repudia a atitude que prejudica aqueles que estão na linha de frente do enfrentamento a pandemia e se coloca à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos necessários”, finalizou.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes