Há mais de um ano moradores da rua dos Vianas, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, lidam com um esgoto entupido, na altura do n° 1650. Apesar de várias ações da Sabesp, os reclamantes contam que o problema nunca é resolvido de forma efetiva. João Tadeu Marquesi, de 67 anos, diz que a família sofre constantemente com o mau cheiro que vem do local.
Mesmo após 15 protocolos abertos na Sabesp, só pelo morador, o entupimento retorna sempre após cerca de 15 dias depois da intervenção da empresa estatal. “Os caminhões vêm, desentopem, o problema resolve por um tempo, mas depois volta a vazar. É recorrente, os funcionários que vêm para desentupir dizem que é causado por gordura vinda de um supermercado, que fica próximo do local”, relata Marquesi.
Ainda segundo o aposentado, o problema piorou após a finalização de obras feitas na via. “Quando chove forte, as tampas das caixas de inspeção levantam e entra água de esgoto em nossas garagens. Uma imundície, o cheiro é insuportável. Escorre na rua e nas guias”, diz.
Por causa da situação, se manter em isolamento social fica ainda mais difícil para a família. “Eu e minha esposa somos do grupo de risco. Já está difícil ficar a quarentena em casa, ainda mais com esse fedor”, afirma.
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, informa que já notificou a Sabesp sobre os problemas relatados no local e cobrou a apresentação de uma solução definitiva para os transtornos causados aos moradores. “Uma nova vistoria deverá ser feita pela empresa nos próximos dias para identificar o que tem causado a obstrução da rede”, diz em nota.
Questionada, a Sabesp informa que enviou uma equipe até o local, nesta terça-feira (15), e realizou os serviços para a desobstrução do coletor de esgoto, resolvendo a situação. A Companhia segue à disposição pelos telefones 195 e 0800 011 9911 (ligações gratuitas), pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br e pelo aplicativo da Sabesp para Android e iOS.