ABC - quinta-feira , 2 de maio de 2024

ABC faz mais de 60 mil testes em idosos, mas médico recomenta cautela

Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou no último dia 21 a testagem específica para idosos. (Foto: PMRP)

As prefeituras de São Caetano e Ribeirão Pires têm realizado testes para covid-19 em idosos. Outras cidades também testam, mas não especificamente o público idoso e pelo que relataram as prefeituras pelo menos 60 mil testes já foram ou serão feitos em pessoas da terceira idade. O médico Luís Fernando de Macedo Brígido, que é virologista e diretor do Núcleo de Doenças de Transmissão Sexual e Sanguínea do Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz, considera um risco desnecessário fazer os idosos saírem de casa só para fazerem o teste.

A maioria dos testes realizado é o chamado teste rápido e para o médico o risco de sair de casa só para isso não compensa. “Talvez passar para fazer o teste se já fosse sair para alguma coisa, como ir ao médico, ou quando for ao mercado ou outro motivo, ou seja, se já vai sair para alguma coisa, mas se o idoso está mantendo o isolamento e vai sair só para fazer o teste não vale a pena expor”, comenta o virologista.

Newsletter RD

Segundo Brígido o quanto mais o idoso for resguardado do contato com outras pessoas melhor para sua segurança. “Não vejo sentido de tirar ele de casa e aglomerar numa fila para testar. Também é preciso ter um objetivo com esses testes”, comenta o virologista.

Ribeirão Pires

Os testes em idosos começaram na quarta-feira (21/10) em Ribeirão Pires. Os testes são do tipo IGG/IGM e a intenção é testar mais de 20 mil idosos. “A ação, que também é feita aos finais de semana, acontece por etapas, dividida por faixas etárias, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I – Rua Ana Maria Rodriguez Fernandez de Lima 170 – Centro (antiga Rua 1º de Maio). Serão distribuídas 250 senhas/dia – quantidade limitada à capacidade de coleta e processamento dos exames. Na primeira etapa da testagem, que vai até 27 de outubro, serão testados os moradores com idade entre 60 a 64 anos. Dos dias 28 de outubro a 3 de novembro, serão testados os moradores com idade entre 65 e 69 anos. A terceira e última etapa acontecerá entre 4 e 12 de novembro, para moradores acima dos 70 anos. A ação é promovida todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, 8h às 18h. Para a retirada da senha, é necessária a apresentação de documento com foto (RG ou CNH), Cartão SUS e comprovante de endereço no município”, diz informe a prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires recebeu neste mês de outubro a doação de testes do Instituto Butantan. “Além dos kits para testagem, o município foi contemplado com um novo sistema para enviar, via internet, as amostras coletadas, por meio de um leitor chamado Hilab, – dispositivo laboratorial desenvolvido pela Hi Tecnologies em sinergia da Intel e Microsoft. O novo sistema funciona da seguinte forma: as equipes que estão aplicando o teste registram os dados do paciente no sistema, preenchem questionário com informações sobre a doença, coletam sangue e inserem a amostra no leitor, que envia os dados ao laboratório para análise. Em cerca de 30 minutos, o resultado do teste é disponibilizado ao paciente por sms e/ou e-mail”, informa a administração.

São Caetano

São Caetano já realiza testagem específica para idosos e no próximo dia 27/10 vai fazer nova campanha. A cidade ampliou o universo e testa pessoas acima dos 50 anos, sem limite de idade. “Entre os dias 22 de junho e 11 de setembro testamos 16.784 pessoas acima de 50 anos. Destes, 1.981 foram positivos (11,8%)”, informou a prefeitura. O tipo utilizado foi o teste rápido. Na cidade também são testados e regularmente internos e funcionários das instituições de longa permanência para idosos. São 18 instituições monitoradas. “Frequentemente os testes são refeitos em todas as unidades. Ao todo já foram realizados 6.077 testes (nos 690 funcionários e residentes) e 103 foram positivos (55 residentes e 48 funcionários)”, informa a prefeitura. Nestes casos foram feitos testes rápidos e os PCRs. “A partir do dia 27 de outubro iniciaremos nova etapa de testagem no drive thru. O público, dessa vez, será com idade a partir de 45 anos. Portanto, os idosos que ainda não testaram poderão agendar e realizar o teste”, anunciou a prefeitura.

São Bernardo

São Bernardo informa que iniciou no dia 22 de junho os testes sorológicos em massa para detecção da Covid-19 em idosos. Até o momento, foram realizados 25.666 testes junto ao público, dos quais 3.461 apresentaram resultado positivo.

Santo André

Em Santo André, foram feitos 89 mil testes rápidos. A prefeitura não detalhou quantos destes são testes de moradores maiores de 60 anos. A prefeitura informa que além dos idosos, os testes foram realizados  em profissionais de serviços essenciais e de setores que retomaram as atividades econômicas, como farmácias, supermercados, açougues, profissionais de saúde da rede pública, profissionais liberais da saúde privada, servidores, motoristas de ônibus, funcionários de postos de combustíveis, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, dentistas, fisioterapeutas, bancários, porteiros, zeladores de condomínios, restaurantes, bares e buffets. Todos os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde em Santo André foram testados e os profissionais liberais da saúde privada tiveram a oferta do teste pelo município. A comunidade escolar também vai ser testada; são 20 mil testes só para esse público, além disso, o município também realizou testagem em gestantes.

Diadema

Diadema não realizou testagem de covid-19 específica em idosos. Segundo a prefeitura a testagem desse público ocorre dentro do inquérito sorológico de covid-19, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde e o Instituto Butantã, que está em andamento desde 14 de setembro e pretende testar 13.803 moradores de Diadema com mais de 18 anos de idade e que não possuem sintomas da doença. Até o momento, foram testados 7.933 pessoas. Dessas, 92,3% não são reagentes e podem ser suscetíveis à covid-19 e 7,7% têm anticorpos contra a doença.

As prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra não responderam aos questionamentos sobre testes em idosos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes