ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Santo André inicia debate público para seu plano de mobilidade

Jornalistas também pediram que outras alternativas de contato fossem criadas para participação popular (Foto: Reprodução)

Na busca de ideias e propostas para o seu plano de mobilidade urbana, a Prefeitura de Santo André lançou um site para que os munícipes possam fazer uma série de sugestões sobre o assunto. Enquanto aguarda as futuras proposituras, os responsáveis pelo projeto realizaram nesta segunda-feira (17/08), mais um encontro setorial com os órgãos de imprensa para tratar sobre o tema e relembrar as principais reclamações dos leitores.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob Santo André) será um “instrumento de planejamento. Será uma base colocada para a cidade independente da atual gestão. Não será o final do processo, pois, dependerá do gestor que estiver no poder realizar as ações necessárias que estão neste plano”, explicou Andrea Brisida, secretária adjunta de Mobilidade Urbana.

Newsletter RD

Com o prazo de 18 meses para a entrega da proposta final, que passará por avaliação do Legislativo, o grupo técnico abriu a possibilidade dos munícipes realizarem suas primeiras contribuições a partir de um site (www.planmobsantoandre.com.br) em que terão a disposição um formulário eletrônico e um campo de mensagens denominado Chat Bot para conceder suas ideias.

Além disso, na segunda quinzena de setembro ocorrerá uma audiência pública virtual em que o debate seguirá diretamente com os integrantes do grupo. O mesmo modelo de encontro será realizado em outras fases do projeto. Enquanto isso, a Prefeitura entrou nas últimas fases de encontros setoriais para escutar as principais demandas e debatê-las.

O encontro com a imprensa foi o 15º do total de 20. Durante duas horas e meia, jornalistas dos mais diversos veículos levaram à Prefeitura as principais reclamações e preocupações da população sobre o tema. Os principais pontos citados foram: falta de transparência na questão tarifária; lotação nos veículos; demora na passagem dos ônibus; e desvantagens em linhas específicas.

Também houve o debate sobre temas mais polêmicos como a criação de um rodízio na cidade e a possibilidade de novas alternativas para custear o sistema de transporte público, além da inclusão de outros modais na conversa diária como as bicicletas com vias mais acessíveis.

Todo o processo também passará pelo pensamento regional e com o Governo do Estado. “Essa situação será incluída no planejamento urbano da cidade. Existe um olhar regional colocado até porque já temos um plano regional feito pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Vamos ressaltar formas e formatos de integração com os demais municípios”, falou Thiago Canhos Montmorency, diretor técnico da UGP (Unidade de Gerenciamento de Programa) e membro do GTAP (Grupo Técnico de Acompanhamento da Elaboração do Plano de Mobilidade); e coordenador do PlanMob Santo André.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes