Partidos perdem 1 milhão de filiados desde 2018

O cenário de polarização e de discussões políticas acirradas desde as eleições de 2018 não resultou em uma maior adesão a partidos. Pelo contrário. Em dois anos, as legendas perderam 1 milhão de filiados, na comparação entre março daquele ano e o mês passado. O número caiu de 16,6 milhões para 15,6 milhões de pessoas registradas a alguma das atuais 32 siglas existentes no País. Para especialistas, trata-se de mais um indício do hiato entre agremiações partidárias e o que de fato querem os eleitores.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10,6% do total de eleitores brasileiros integram algum partido. Entre as siglas que mais perderam estão legendas tradicionais como MDB, PDT, PT e PSDB.

Newsletter RD

“Há um desencanto do eleitor, geral. Com os partidos mais tradicionais, esse desencanto é maior”, afirmou David Fleischer, cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB).

O total de eleitores dispostos a vestir a camisa de um partido político hoje é menor até mesmo do que há quatro anos, quando houve a última eleição municipal. Em 2016, os filiados eram 15,7 milhões. Na ocasião, também representavam uma proporção maior do total de eleitores – eram 10,8% dos 145,5 milhões de brasileiros aptos a votar.

Como as disputas para prefeito e vereador envolvem mais candidatos, pulverizados nas 5.570 cidades do País, a tendência seria haver mais procura pelas legendas do que nas eleições gerais – quando há disputa para os cargos de presidente, governador, senador e deputado. O prazo para alguém que pretende disputar um cargo eletivo neste ano se filiar se encerrou no dia 4 de abril.

De 2018 a 2020, quem mais perdeu filiados, em números absolutos, foi o MDB. Com 268,7 mil registros a menos, atualmente a sigla tem 2,1 milhões de representantes no País – o que a mantém no topo de ranking de maiores partidos.

Entre filiações e desfiliações, também ficaram com o saldo negativo alguns dos partidos que dominam espaços no Executivo e no Legislativo desde a redemocratização. É o caso de PT, PSDB, PP, PDT e PSB, por exemplo.

O PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro foi eleito em 2018, tem um saldo positivo no período, ainda resultado da avalanche gerada com a filiação do ex-deputado. Foram 116,7 mil membros a mais desde março de 2018.

Contudo, o número de pessoas registradas ao PSL vêm caindo desde que Bolsonaro lançou uma ofensiva para esvaziar o partido e criar um próprio, o Aliança pelo Brasil. Hoje, o partido tem 344,3 mil membros. Em outubro, antes de o presidente deixar a sigla, eram 349,2 mil.

Para Leandro Machado, cientista político e professor da FGV, o enxugamento no número de filiações é um fenômeno que ocorre desde ditadura militar, que deixou no País o sentimento de que a vida partidária era perigosa.

Além disso, as redes sociais trouxeram uma possibilidade do que Machado chama de “desintermediação” de informações e de poder. “As pessoas não querem mais meios, quer seja para informação, quer seja para atuação política”, afirmou o professor da FGV.

Advogado, cientista político e diretor executivo do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa observa que, embora brasileiros não tenham uma forte cultura de filiação partidária, os cerca de 10% de eleitores filiados é um número considerável. Contudo, essa adesão não significa engajamento.

Um estudo elaborado em 2017 pelo movimento que dirige apontou que a cada 10 mil filiados havia 34 contribuições financeiras a uma sigla. “Há um potencial de autofinanciamento subaproveitado. Se fosse bem aproveitado, talvez não precisássemos dos volumes de financiamentos públicos que temos hoje”, disse Issa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes