Com as escolas fechadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), crianças e adolescentes são obrigados a passar a maior parte do tempo em casa, assim “forçando” uma convivência com os pais. Para a educadora Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, o momento gera uma importância para a criação de um bom relacionamento para ajudar na nova rotina. Ao RDtv, na última segunda-feira (13), Tereza explicou sobre como pode ser estabelecido um diálogo em busca da manutenção da educação dos filhos.
Sem aulas, os alunos passaram a realizar atividades on-line ou mesmo utilizando o material impresso enviado pelas instituições de ensino, porém, a falta de uma rotina de horários como na escola pode atrapalhar os estudantes que precisam manter o caminho na aprendizagem. “Se tem uma tarefa tem que ter um momento dessa tarefa. Nesse momento da tarefa é interessante você garantir que as crianças e os adolescentes façam a demanda que é demandada pela escola”, explicou a educadora.
Um dos fatores para que este tipo de momento dê certo é o diálogo para a criação de uma rotina. Tereza considera que deve ter uma conversa clara entre pais e filhos para a criação de momentos que possam definir um padrão para que as atividades propostas pela escola sejam realizadas e também em torno de outras situações do dia a dia da quarentena.
“Perguntar o que o outro está sentindo, porque está agindo dessa maneira. Se colocar no papel do outro é essencial, seja uma criança pequena, seja um jovem, seja um adolescente ou seja um adulto. Precisamos aprender a fazer isso nessa quarentena, neste momento de isolamento”, explicou.
Outra dica é tentar utilizar a tecnologia a favor do relacionamento, principalmente com a maior parte das atividades ocorrendo pela internet. Além disso, propor atividades, conversas e ações dentro de casa em determinados horários podem ajudar na rotina. Porém, existe sempre a flexibilização pode ser feita em alguns momentos, desde que haja um diálogo.