Piora em NY contamina Ibovespa, que tende a ter perdas históricas no mês e no tri

Crescimento do setor industrial e de serviços na China dá algum alívio ao Ibovespa nesta terça-feira, 31, último dia do mês, assim como a valorização do petróleo no exterior, após ter fechado na segunda-feira no menor valor em 18 anos . Ainda será insuficiente para apagar as perdas do mês, que já são de mais de 28% e do trimestre, em torno de 37%, devendo ser os piores resultados da história.

A visão geral é de que o quadro de fragilidade segue, diante de dúvidas quanto ao tamanho dos prejuízos gerados pela crise iniciada por conta do novo coronavírus.

Newsletter RD

Notícias de paralisação de setores da economia mundial e inclusive no Brasil em decorrência dos impactos negativos da pandemia ficam no radar dos investidores, além da instabilidade política. O Ibovespa futuro iniciou o pregão em baixa, na faixa dos 74 mil pontos, e já cai mais de 1%.

Em Nova York, os índices futuros, que chegaram a subir com mais força em reação a dados chineses e à postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à pandemia, passaram a cair. Assim, as bolsas norte-americanas abriram em baixa

“O mercado lá fora mais está mais fraco apesar de números positivos chineses”, cita Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença DTVM.

O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China subiu a 52,0 em março, após 35,7 em fevereiro, ficando acima da expectativa e sugerindo expansão da atividade, depois da paralisação da economia devido ao coronavírus. Já o PMI de serviços chinês avançou de 29,6 em fevereiro para 52,3 em março. Os dados podem servir, no entanto, de amparo para as exportadoras na B3, dado que a China é um grande importador do Brasil.

Na avaliação do economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria Integrada, o contexto geral ainda é frágil. Embora o dado chinês seja um alento, a situação no ocidente (e nos EUA) ainda é de fase inicial de deterioração. “Ou seja, ainda não há razões para uma melhora consistente”, afirma.

Conforme avalia em nota a MCM Consultores, a situação econômica na China ainda não está normalizada pois persistem medidas internas de restrições por causa da pandemia de covid-19. Além disso, os principais parceiros comerciais do país asiático praticamente interromperam suas economias, o que prejudica o setor exportador chinês.

Dados informados nesta terça no Brasil – grande parceiro da China -, mostra que o quadro interno segue difícil, enquanto as medidas de estímulo não são colocadas em prática. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 6,5 pontos em março ante fevereiro, para 89,5 pontos, a menor taxa desde setembro de 2017 (88,5 pontos), informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

“Novas quedas são aguardadas para abril. Não se sabe ainda quando a economia poderá começar a se recuperar, mas é certo que a subida se dará de forma muito mais gradual do que a descida”, cita a MCM.

Seguem os temores crescentes em relação ao avanço do desemprego. Apesar de ter caído no trimestre até fevereiro, a Pnad mostra que há o nível de informalidade no País segue alto, em 40,6%. Vale ressaltar, que os dados ainda deverão captar os efeitos do coronavírus.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes